Titã abandonado: maior navio de cruzeiro do mundo vai para o ferro-velho

Por: Redação -
11/07/2022

Seu futuro era promissor: nada mais, nada menos que o maior cruzeiro do mundo. O destino, no entanto, não foi tão generoso com o Global Dream II, que acabou como um navio abandonado. Em vez de estrelar nos oceanos, este titã fará sua viagem inaugural direto para o ferro-velho.

Com capacidade para mais de 9.000 hóspedes e uma tripulação de 2.200 pessoas, a embarcação seria o maior navio de cruzeiro do mundo em capacidade de passageiros.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

Todos os números impressionam: são 342 metros de comprimento, 46,4 metros de largura e 9,5 metros de calado. Sua construção começou em 2018 e consumiu, até agora, US$ 1,8 bilhão — ou R$ 9,63 bilhões (valores convertidos em 07/07/2022).

Tudo parecia favorável, até que a maré mudou completamente em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19. A Dream Cruises, empresa responsável pelo projeto, não aguentou o impacto das restrições econômicas e declarou falência. O estaleiro alemão MV Werften, que cuidava da construção, também sucumbiu à crise. Desde então, ninguém se interessou em comprar o navio abandonado.

De sonho a navio abandonado

O estaleiro acabou vendido a outro fabricante de navios, que deu um ultimato: o Global Dream II tem até o início de 2024 para sair do local.

Após a “ordem de despejo”, uma reportagem da revista alemã An Bord disse que a quilha inacabada do Global Dream II será vendida como sucata, e que os acessórios e os motores também estão à venda.

Além deste navio, a Dream Cruises estava construindo uma embarcação irmã, a Global Dream, que seria um pouco menor. O cenário está mais favorável para ela, já que sua estrutura está 80% completa, o que a torna mais atrativa para compradores.

Nos planos originais, ambos os navios atenderiam ao mercado asiático e teriam os maiores cinemas já instalados em cruzeiros, além de parques de diversões com montanhas-russas.

Com o Global Dream II fora de cena, o título de maior cruzeiro do mundo segue reivindicado pelo Wonder of the Seas, da Royal Caribbean, que comporta mais de 7.000 passageiros. A Royal Caribbean também é dona do Utopia of the Seas, que deve ficar pronto em 2024 e poderá acomodar 10.000 passageiros — abocanhando o posto de maioral.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina