The Ocean Race entra em nova era com evento global de lançamento

0
726
Foto: Jean Marie Liot

A Ocean Race revelou sua nova identidade de marca e confirmou duas inscrições de equipes durante um evento de lançamento on-line em Alicante, na Espanha. Anteriormente conhecida como Whitbread Round the World Race  (1973 a 1997) e Volvo Ocean Race (2001 a 2018), The Ocean Race é a primeira corrida offshore tripulada do mundo e um evento de ponta na vela. Embora agora sob nova propriedade, a Ocean Race mantém parceria com a Volvo.

“Este é um grande momento para a Ocean Race”, disse o diretor Johan Salén. “Estamos entusiasmados por seguirmos em frente com uma nova identidade que reflete o melhor de nossa herança – ambição humana, tecnologia, concorrência e trabalho em equipe -, acrescentando novos elementos, como nosso foco principal em sustentabilidade”.

A próxima edição da The Ocean Race começará em 2021, em Alicante, na Espanha, com duas classes de corridas de barcos: a IMOCA 60s e a VO65. “Abrir a Ocean Race para a classe IMOCA não é apenas emocionante para os velejadores. Isso nos coloca de volta na vanguarda da tecnologia e faz com que todo o setor naval – de projetistas e engenheiros a construtores de barcos e fabricantes de velas – participe da corrida novamente ”, disse o Diretor Executivo Richard Mason.

Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri, que foi sócio-fundador da Turn the Tide on Plastic na última corrida, anunciou que terá pelo menos uma equipe competindo na Ocean Race. De Auckland, na Nova Zelândia, Bianca Cook, que correu a bordo do Turn the Tide on Plastic no evento de 2017-18, anunciou que liderará uma equipe com bandeira neozelandesa. De acordo com Mason, é provável que outros anúncios de equipe sejam realizados nas próximas semanas e meses, apesar de o início estar a mais de 2,5 anos de distância.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

Xabi Fernández, que conquistou a segunda posição da MAPFRE na última corrida, o melhor resultado de sempre de uma equipe espanhola, esteve em Alicante para o evento de lançamento e disse que está trabalhando duro para ter uma entrada competitiva na próxima corrida.

Martine Grael, que correu a bordo da equipe AkzoNobel em 2017-18, falou sobre a competição. “Na última edição, os barcos foram levados ao limite – e em 2021 haverá menos tripulação a bordo das IMOCAs com corridas mais rápidas. Eu acho que será mais extremo do que nunca. O barco tem um apelo muito grande”.

A edição de 2021-22 da Ocean Race terá nove portos de escala, com o processo de aquisição da Host City em andamento, com visitas a cidades candidatas. Depois de receber a frota de volta ao hemisfério norte nas últimas duas corridas, Newport está entre as cidades atualmente envolvidas no processo da cidade-sede.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones