Testamos o sistema Joystick Driving, que substitui o timão a bordo

13/08/2018

Para quem se liga em novidades, a Schaefer 580, apresentada no Rio Boat Show, em maio, não poderia ser mais excitante. A singularidade desta nova lancha está no posto de comando interno, sem timão, apenas com joystick e manetes.

Marcio Dottori durante o teste do joystick da Volvo

No caso, o Joystick Driving, da Volvo Penta, que permite ao piloto comandar o barco em todas as velocidades, e com precisão, como se houvesse um timão, e não simplesmente nas manobras de atracação e ancoragem, por exemplo. E tudo isso com movimentos suaves, de uma só mão — na verdade, bastam as pontas dos dedos! Segundo a Volvo Penta, trata-se do primeiro barco de lazer do mundo comandado exclusivamente por esse revolucionário recurso de navegação, que não elimina por completo os manetes do acelerador, apenas o timão.

Uma das vantagens de se trocar o timão convencional por um Joystick Driving é que o painel fica muito mais clean

Na verdade, a Schaefer 580 ainda tem um timão convencional, do tipo roda de leme, mas apenas no posto de comando do flybridge. “A intenção é oferecer ao piloto a sensação de conforto e liberdade, mas sem descuidar da segurança, mesmo em condições de vento ou corrente forte”, explica Marcio Schaefer, projetista desta 58 pés. Os felizardos que tiveram o privilégio de testar essa novidade sabem o que isso significa. É uma verdadeira mão na roda para os donos de barcos, embora, no caso, não haja roda alguma — só o saliente joystick, que lembra o dos videogames, nos quais foram inspirados, até no formato e tamanho.

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Para isso, é necessário que a lancha tenha dois motores de centro-rabeta. Podem ser IPS ou com eixos. Funciona também com propulsão convencional, com eixo tipo pé-de-galinha. Além disso, é obrigatória a instalação do Glass Cockpit System, que integra os motores, como ajuste automático de velocidade e posicionamento dinâmico da lancha por meio de gps e piloto automático.

Quando a navegação por joystick está ativada, o piloto automático é ativado simultaneamente. Para fazer ajustes no curso, é fácil: basta efetuar um leve movimento de curva com o joystick. Quando o joystick é liberado, o piloto automático volta a ser ativado e mantém o curso à frente. Ou seja, se o comandante girar totalmente o joystick, ele vai girando o barco, como se girasse o timão. Quando o comandante solta o joystick, ele põe o barco automaticamente no rumo.

“A intenção é oferecer ao piloto a sensação de conforto e liberdade, mas sem descuidar da segurança, mesmo em condições de vento ou corrente fortes”, explica Marcio Schaefer, projetista desta 58 pés

Outra vantagem de se trocar o timão convencional por um Joystick Driving é que o painel fica muito mais clean. A leitura dos instrumentos de navegação e dos motores também melhora, sem o timão à frente encobrindo a visão. Sem contar a facilidade de manobra. Sim, o sistema também tem alguns recursos de manobra, como os joysticks convencionais. É possível manobrar devagar, guinando o barco de grau em grau, ou dar uma guinada de 10 graus. É possível também manter o barco fazendo a curva, virando o joystick para o lado desejado. Ou ainda “deitar” o joystick, o que se justificaria numa manobra de emergência (se um tronco surgir na proa, por exemplo). Nesse caso, o sistema entende que é necessário uma resposta mais rápida durante a navegação, e obedece.

É possível manobrar devagar, guinando o barco de grau em grau, ou dar uma guinada de 10 graus. É possível também manter o barco fazendo a curva, virando o joystick para o lado desejado

Os novos motores IPS de 800 para cima já vêm com Joystick Driving como item de série, além do joystick para manobras, que permite proezas como girar o barco totalmente de lado, feito um helicóptero, ou fazê-lo girar em torno do próprio eixo, como um pião. Nunca foi tão fácil pilotar um barco.

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