Temporada da Bandeira Azul nas praias Estaleiro e Estaleirinho, no Sul, termina neste domingo

Por: Redação -
16/04/2019
Praia Estaleirinho (Foto: Reprodução)

A temporada 2018/2019 do Programa Bandeira Azul nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC), está chegando ao fim. Neste domingo, 21, depois de ter ficado hasteada por quatro meses, a Bandeira Azul será recolhida.

A Bandeira Azul atesta que as praias são ecologicamente corretas e seguras. A temporada 2018/2019 nos locais certificados pelo Programa no Hemisfério Sul terminou em março. No entanto, devido ao sucesso em Balneário Camboriú e atendendo a pedidos da comunidade, a Secretaria do Meio Ambiente pediu a prorrogação do prazo até a Páscoa. Nesses quatro meses, as duas praias tiveram a Bandeira Azul hasteada de manhã e retirada no fim da tarde e guarda-vidas durante esse período (das 8h às 20h).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, as praias do Estaleiro e Estaleirinho continuam certificadas, e a Bandeira Azul será novamente hasteada na temporada 2019/2020 porque os critérios do Programa permanecerão sendo cumpridos ao longo do ano. Neste ano, serão investidos cerca de R$ 800 mil na manutenção e implantação de novas infraestruturas que seguirão o projeto arquitetônico já elaborado para o Programa. A verba é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, Ministério Público de Santa Catarina e construtoras.

A Bandeira Azul foi hasteada no Estaleiro e Estaleirinho em dezembro de 2018. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. No Brasil, foram condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis).

LEIA TAMBÉM
>>Novo projeto de megaiate de estúdio de design americano prevê até pista de boliche
>>Inscrições para a 46ª Semana de Vela de Ilhabela já estão abertas
>>Brasília Yacht Day acontecerá neste sábado na Capital Federal

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do Programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações realizadas, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas duas praias. As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas, passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. As obras são contínuas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias ocorreram por meio do Projeto Consciência na Praia.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina