Empresa inova em tecnologia solar e proporciona iatismo sustentável

Por: Redação -
22/04/2021

A holandesa Wattlab, empresa especializada em soluções solares personalizadas, se uniu à referência de produção de longarinas, a Rondal, para produzir uma inovação no iatismo sustentável.

O fruto da parceria é o veleiro Black Pearl, de 106 metros (347 pés) e ele foi equipado com uma série de novidades. O objetivo principal do projeto, no entanto, era a criação de um mastro com células solares embutidas na própria estrutura, com o intuito de fornecer energia limpa, inteligente e sustentável.

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O protótipo possui 2 metros de altura e pouco mais de 1 metro de largura, com 45 células solares integradas. A implantação do mastro é uma ótima solução, também, no quesito otimização do espaço. Isso, porque enquanto o mastro ocupa uma fração pequena da área de superfície, o número de células solares em um único mastro pode chegar a centenas de metros quadrados.

wattlab

“As células fotovoltaicas em nossos carros solares são altamente eficientes e podem produzir cerca de 250 watts por metro quadrado, mas também são frágeis”, explica Kasper Keizer, especialista em integração com a Wattlab.

“Em um contexto marinho, elas precisam ser mais robustas e, consequentemente, a produção de energia cai para cerca de 230 watts por metro quadrado em condições de teste padrão. Em condições do mundo real, depende de onde o iate está no mundo: no Equador, a saída seria maior do que em latitudes mais altas, por exemplo”, completa.

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As raízes do conhecimento de tecnologia da Wattlab estão na equipe Nuon Solar, da Delft University of Technology. Com base em seus sucessos na corrida solar, a equipe de engenheiros, designers e desenvolvedores de negócios se ramificou para desenvolver aplicações solares em outras áreas, como mobilidade urbana, arquitetura, aeronáutica e marítima.

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“Percebemos que havia um impulso para uma energia mais sustentável na indústria marítima, incluindo o setor de iates. Nós sentimos que poderíamos produzir algo que fosse mais eficiente e esteticamente atraente do que as soluções solares atualmente disponíveis no mercado”, explicou Kasper Keizer.

A Rondal e a Wattlab estão à espera de potenciais projetos a serem confirmados antes de fazer cálculos mais específicos. Esses cálculos dependem não só da área de superfície das células solares, como dos requisitos esperados de energia do iate para serviços de hotelaria e do espaço disponível para armazenamento de energia em baterias.

Merel Janssen, um estagiário da Rondal que trabalhou no projeto, contou que “pela colaboração com a Wattlab, o desafio de implementar os painéis solares em nossos componentes compostos aparenta ser muito baixo, e eles podem ser incluídos no projeto do mastro desde o início. Não prevemos desafios em termos de montagem, o que facilita a utilização de painéis solares e a torna uma atividade promissora”.

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Keizer também revelou que toda essa tecnologia está pronta há algum tempo, e que a empresa está em contato com vários estaleiros holandeses. Uma dessas empresas é o Grupo Damen Shipyard, e a colaboração visa integrar módulos solares nas escotilhas de alumínio dos graneleiros que operam em vias navegáveis ​​interiores. Estudos iniciais mostram que 850 metros quadrados de painéis solares podem fornecer economia de combustível de até 12%, o equivalente a 100 000 kg de emissões de CO2 .

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Maristella Pereira

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