#tbt: Technema 54, as primeiras lindas italianas

0
869

A Technema 54 foi a primeira lancha a ser construída no Brasil com design e acabamento dos barcos italianos, os mais avançados na indústria náutica de lazer daquela época, no fim da década de 1980.

O primeiro modelo nasceu com pouquíssimos moldes e materiais trazidos da própria Itália. Logo, porém, o estaleiro (Abarth Marine) alongou a popa para ganhar espaço no cockpit, seguindo o projeto original da Posillipo, o que aumentou o comprimento do barco em 1,4 pé — e surgiu assim a Technema 54, com 16,50 m total, moderna, luxuosa e elegante.

LEIA TAMBÉM
>>Semana de Vela de Ilhabela homenageia veleiro clássico campeão em 2018
>>Ilhota no Pacífico conta com moeda histórica maior do que seus habitantes
>>8 impressionantes piscinas de superiates que deixam qualquer um com inveja

Por dentro, o conforto era bem superior ao das lanchas nacionais e o espaço, muito bem aproveitado. Uma das principais inovações a bordo era a porta de correr, que dividia a popa do salão, hoje, recurso banal nos barcos de porte médio para cima. Mas, naquela época, não.

Com boca de 4,75 m, capacidade para até 15 pessoas durante o dia e meia dúzia em pernoite (mais dois tripulantes), a Technema 54 foi construída até 1995, sendo produzidas cerca de 60 unidades.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.