#tbt: Aquatech JDX 240, um jetboat nacional com motor a diesel

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O JDX 240, fabricado pela Aquatech, estaleiro do grupo Megatech Dumon, foi testado por NÁUTICA em março de 2004. Foi o único jetboat com propulsão a diesel feito no Brasil. A princípio, não seria lógico usar um motor diesel, que é mais pesado, barulhento e com menor desempenho que um similar a gasolina. Mas o resultado do nosso teste mostrou exatamente o contrário.

O JDX 240 chegou a 38,8 nós, uma boa performance para um barco de 24 pés e 1 425 kg de peso (quando vazio), impulsionado por um motor de 285 hp. E ainda ficou longe de ser barulhento. O bom isolamento acústico na popa feito pela Aquatech abafou bem o ruído do motor. Em relação aos jetboats com motorização a gasolina, as maiores diferenças do JDX 240 são a aceleração e a retomada.

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Mesmo assim, ele não faz feio na arrancada. No teste, da marcha lenta aos 20 nós, levou pouco mais de 7 segundos — lanchas equipadas com motorização de centro-rabeta a gasolina costumam registrar valores semelhantes. Mesmo tendo a bordo sete pessoas, a aceleração foi considerada boa, mostrando o bom fôlego do propulsor Megatech de seis cilindros e o equilibrado acerto do conjunto motor/propulsão.

Outra diferença apontada no teste em relação aos jetboats a gasolina dizia respeito à manobrabilidade. Em curvas mais fechadas, a bomba de hidrojato do JDX captava um pouco de ar, afetando o seu desempenho. Segundo o fabricante, na época, afirmou que este barco não havia sido desenhado para fazer esse tipo de manobra. O JDX ainda apresentava outro ponto positivo, a autonomia: navegava mais de 150 milhas em regime de cruzeiro sem precisar reabastecer.

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