Superiate italiano alia elegância, tecnologia e se destaca por casco dourado

Por: Redação -
11/02/2021

O Dynamic GTT 135, superiate de 41 metros batizado de Stefania, do estaleiro Dynamic, foi lançado em Massa, na Toscana, nessa última semana. Ele foi construído totalmente em alumínio e ganhou pintura dourada, que certamente chama atenção em meio às outras embarcações. O design exterior é da Dobroserdov Design, que explica que “Stefania é a evolução do nosso conceito Gran Turismo Transatlantic, totalmente em alumínio, que começou com o Jetsetter de 39 metros. A diferença é que o design e a engenharia foram desenvolvidos ao máximo”. O design interior, por sua vez, foi todo planejado por Giuseppina Arena, com sede em Miami.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Stefania atende a um requisito que era solicitado pelos idealizadores de projetos: o de cruzadores de rápido deslocamento oceânico, cuidadosamente projetados, porém fáceis de encomendar ou personalizar. Ele foi construído com a colaboração entre Dynamiq, Van Oossanem Naval Architects e colaboradores/consultores internacionais da marca. O intuito era evoluir ao máximo em soluções para aumentar o conforto, habitabilidade e operação da embarcação.

O formato de casco de visa oferecer resistência e consumo de combustível menores. Além de tudo, uma das prioridades era a necessidade de níveis baixos de ruído e vibração, para o proprietário. Desta forma, foi firmada mais uma parceria: essa vez com a Rubber Design, uma empresa holandesa especializada na tecnologia antivibração para instalações de eixos de hélice em iates. No GTT 135, o equipamento instalado foi o Sistema de Compensação de Torque, que reduz o ruído da estrutura em mais de 25 decibéis. A unidade de controle TCS funciona ajustando as pressões da mola de ar para manter a caixa de engrenagens do motor em uma posição neutra e reduzir as forças de excitação transmitidas para a estrutura do casco. Quanto à redução de ruído no escapamento do motor, foram instalados silenciadores de 2,8 metros, que atenuam o ruído em mais de 40%.

Leia também

» Teste Triton 52 Fly: revelamos todos os detalhes da maior lancha da Triton Yachts

» Estúdio italiano apresenta superiate híbrido explorador com popa estendida

» Conceito de iate une inspiração em navio viking e modernidade tecnológica. Conheça

Em suma, o Stefania é recheado de inovações tecnológicas. No design, foram instaladas aletas curvas para gerar mais força líquida vertical. Na termodinâmica, foi instalado um sistema HVAC mais eficiente, que permite aos manipuladores de ar trabalharem a uma temperatura muito baixa, fornecendo melhor desumidificação, menor condensação e o menor consumo de energia. No combate aos incêndios, um equipamento aerossol que utiliza pós secos não condutores também foi instalado.

Outra peculiaridade é a presença da garagem à proa para armazenamento de jets e barcos menores — o mais longe possível da área de hóspedes. O GTT 135 possui motores MAN V12 1650, acomoda 11 pessoas em 5 camarotes, além dos 6 tripulantes.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Atleta da Marinha oriunda de projeto social garante vaga nas Olimpíadas de Paris

    Terceiro-Sargento Laura Amaro representará o Brasil no Levantamento de Peso

    Calor fez nível do oceano aumentar mais no Brasil do que no resto do mundo

    Segundo relatório da OMM, 2023 ficou marcado pelo recorde de temperatura e pela maior elevação dos mares já registrada

    Quase 200 metros! Estaleiro holandês está construindo o veleiro mais alto do mundo

    Embarcação da Royal Huisman mede quatro vezes mais que o Cristo Redentor, mas ainda não tem data para estrear

    Conheça a “arraia de metal” gigante testada pelos EUA para missões navais

    Espécie de drone subaquático com a forma do animal marinho completou seu primeiro teste no mar

    Cercado por água e floresta, resort flutuante na Tailândia só é acessado de barco

    Composto por 32 cabanas, espaço oferece atrações que vão de canoagem a safári e conta com restaurante em jangada