Iate movido a energia solar é capaz de navegar por tempo ilimitado

0
2941
SolarImpact iate
Barco tem painel solar de 300 m² e pode navegar navegar sem combustível

O SolarImpact é um iate suíço movido a energia solar que promete viajar o mundo sem necessidade de parar para reabastecer. O barco de 78 pés (24 metros) acomoda 10 pessoas e tem um painel solar de 300 m², que pode gerar até 320 kWh em um dia ensolarado. A bateria de 800 kWh permite cerca de 10 horas de funcionamento, tempo que pode ser ampliado com a recarga da bateria pelo sol durante a viagem. Já em dias nublados, por exemplo, a embarcação pode ser abastecida com dois motores a diesel.

“O conceito de iate que apresentamos dá um passo importante em direção à mobilidade eletrônica marítima, evitando ruídos e emissões de CO2. Também vemos isso como um incentivo especial para os investidores, que não apenas investem em um futuro promissor e tecnologia, mas também, preservam o meio ambiente”, comenta Werner Vögeli, CEO da SolarImpact Yacht AG.
SolarImpact iate
Foto: SolarImpact iate

O modelo promete evitar ruídos e emissões de CO2, ou seja, a mesma construção naval carrega sustentabilidade, comodidade e inovações tecnológicas. O casco foi pensado para manter uma navegação equilibrada mesmo em ondas mais fortes.

LEIA TAMBÉM

Todos os sistemas a bordo podem usar o sol como sua principal fonte de energia e a auto-suficiência do iate se deve aos componentes técnicos utilizados, que coletivamente garantem a alta eficiência geral do iate e são controlados de maneira otimizada usando inteligência artificial, possibilitando que os principais sistemas a bordo sejam altamente automatizados, para que uma única pessoa possa manobrar o iate.

Inscreva-se no nosso TWITTER e veja a série dicas náuticas diariamente.

SolarImpact iate
Foto: exterior SolarImpact iate

O iate está equipado com um sistema de monitoramento de energia em tempo real, para que o proprietário possa monitorar e otimizar o consumo de energia o tempo todo.

Os interiores do iate foram projetados para longas estadias a bordo, com áreas de estar luxuosas e camarotes espaçosos, especialmente dedicadas a pessoas que conhecem o conforto em longas jornadas e amam uma estética sofisticada, o equilíbrio de formas e a elegância do design.

SolarImpact iate
Foto: SolarImpact iate em ambiente noturno

Por Felipe Toniolo, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Intermarine 62 YT - 19/06/2020