Conheça o superiate com DNA militar capaz de cruzar o oceano quatro vezes sem reabastecer

0
1285
metal shark

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O Metal Shark M48, batizado como Magnet no seu lançamento, é o primeiro barco de recreio da Metal Shark, uma construtora de barcos militares e comerciais, de aço e alumínio. A embarcação criada pela empresa estadunidense foi anunciada no mês de setembro e possui 48 metros de comprimento. Com configuração de catamarã e deslocamento de 275 toneladas, o superiate de expedição, feito de alumínio, conta com dois motores a diesel MTU IMO Tier III. Esses motores possuem 2 600 hp de potência cada.

Um grande destaque é a capacidade de armazenamento do barco. O tanque, que guarda 110 mil litros de combustível, é suficiente para cruzar o oceano Atlântico quatro vezes sem pausas. O CEO da Metal Shark, Chris Allard, ressalta a capacidade dessa criação: “Você pode viajar de Nova York a Miami em menos de 48 horas, cruzar oceanos a 17 nós e curtir uma circunavegação com longas etapas sem preocupações de reabastecimento”.

metal shark

Leia também

» Race for Water Odyssey pretende mapear a quantidade de plástico nos oceanos. Conheça

» Golfinhos cor-de-rosa reaparecem com bloqueio de barcos em Hong Kong

» Bangkok, a Veneza do Leste da Tailândia, planeja instalar 200 balsas em quatro anos

O design exterior do superiate, por sua vez, é inspirado nas patrulhas militares do Metal Shark. Assim, surge o caráter agressivo que caracteriza o jogo geométrico do layout. Por ser um multicasco, proporciona mais espaço nos três conveses, permitindo áreas de lazer, armazenamento de botes, brinquedos aquático e outras arrumações. O M48 oferece uma plataforma submersível e um guindaste de carga e descarga.

metal shark

Já na parte interior dos cascos, foram distribuídos o porão, uma oficina, a casa das máquinas e as cabines da tripulação. O modelo foi configurado com uma suíte do proprietário, uma VIP e três camarotes adicionais para hóspedes, com possibilidade de personalização. A porção restante dos três decks corresponde a  reserva para proprietários e convidados. Os principais e os superiores possuem toda uma decoração de luxo, com poucos detalhes ornamentados, de modo que não ofusque a grandiosidade das janelas. Já o flybridge foi projetado como um grande terraço, para que os tripulantes desfrutem de um churrasco, banho de sol, festas noturnas ou mesmo para tomar o leme do barco de uma posição elevada.

Um dos compradores do superiate destacou, inclusive, a praticidade que o Magnet proporciona. De acordo com George Wallner, que até participou do processo de criação com a Metal Shark, explica que “este não é um iate típico. Com ele, posso viajar rapidamente para lugares distantes e, ao chegar, posso permanecer por um longo período aonde quer que eu esteja, tamanha capacidade de armazenamento. Além de tudo, o formato de catamarã ainda oferece um amplo espaço e uma plataforma excepcionalmente estável”.

metal shark

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Whats NÁUTICA - 30/06/2020