Superesportiva da Mercedes e Cigarette alia alto desempenho, requinte e tecnologia

0
1348

Em um “casamento” de alta performance, a americana Cigarette Racing e a alemã Mercedes-AMG trocaram alianças 12 anos atrás, com a promessa de gerar frutos a cada ano, a ser apresentados ao público durante o Miami Boat Show. Desde então, corações disparam e a ansiedade toma conta dos admiradores das duas marcas toda vez que a feira náutica abre as portas.

Não é para menos. Nos EUA, essas máquinas de aparência arrojada, com grande aerodinâmica, usadas para passeio ou competições em alto-mar, têm uma legião de aficionados. Neste ano, a parceria (ou melhor, o relacionamento) gerou o 11º fruto: a lancha 41 AMG Carbon Edition, de 41 pés, um foguete oceânico com quatro motores Mercury Racing 400 Verado, de 400 hp cada (isso mesmo, 1 600 cavalos de potência), programados para atingir impressionantes 72 nós.

Tanto o sedã quanto a lancha abusam no uso de telas. O painel de comando de ambos tem a quantidade de tecnologia que se pode esperar de um projeto assim

Nessa velocidade, a lancha de US$ 850 mil pode transportar 8 pessoas. Já na velocidade de cruzeiro, é possível acomodar até 20 pessoas em assentos batizados de Cigarette Cool, projetados para refletir até 30% do calor absorvido. Essa tecnologia permitiu a escolha de cores mais escuras nos estofamentos.

Inspirada no sedã esportivo de quatro-portas Mercedes-AMG GT 63 S, a 41 AMG Carbon Edition nasceu bonita e com muitos pontos altos, além da promessa de uma velocidade espantosa. Como o nome sugere, a fibra de carbono ganha especial destaque. Todo o convés foi construído com esse material leve e resistente, para reduzir o peso e o centro de gravidade da lancha. O componente usado para fabricar os foguetes da Nasa também é usado na estrutura do casco (sanduíche de fibra de carbono), no revestimento de cabine e na escotilha do motor.

As cores do casco evocam o carro em que foi inspirado, o Mercedes-AMG GT 63 S,
um esportivo familiar rápido e elegante

LEIA TAMBÉM
>>Boeing 747 afunda para virar ponto de mergulho no Bahrein
>>Carro-chefe da divisão de superiates da Riva tem estreia mundial em Veneza
>>Incêndio atinge marina em Porto Alegre

O painel de comando tem tanta tecnologia quanto se pode esperar de um projeto desse nível, com nada menos que três telas de 17 polegadas, nas quais o comandante acompanha rigorosamente tudo a bordo, dos gráficos de navegação aos dados sobre os motores; das coordenadas do gps à iluminação dos ambientes.

 

O design gráfico do casco foi inspirado no logotipo do AMG, que representa uma mistura de esportividade e conforto. Os detalhes do interior — grades de alto-falante decorativas, telas de instrumentação e iluminação ambiente — também refletem sinais dos sedãs de luxo da Mercedes, assim como o hard-top, superleve, que abaixa o centro de gravidade e melhora a aerodinâmica da embarcação.

Os assentos externos da Cigarette foram projetados para refletir até 30% do calor absorvido, o que permitiu a escolha de cores mais escuras nos estofamentos

As cores usadas na lancha (cinza-grafite fosca e vermelha brilhante) evocam o carro em que foi inspirado, o Mercedes-AMG GT 63 S, essencialmente um esportivo familiar rápido e elegante, na versão quatro portas. Aliás, falando no sedã alemão, que passou a ser vendido no Brasil desde o fim do ano passado, não espere encontrar neste lançamento da Mercedes uma simples versão quatro portas adaptada do AMG GT.

Toda a estrutura foi trabalhada do zero para garantir máxima segurança e, é claro, alto desempenho. O motor do carro — um V8 4.0 biturbo com injeção direta de combustível e 32 válvulas — tem avassaladores 639 hp! De acordo com a Mercedes, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 3,2 segundos, podendo atingir 315 km/h de velocidade máxima. Resumindo: duas máquinas ferozmente rápidas e impressionantes. Isso é o que se pode chamar de casamento feliz!

O design gráfico do casco da
cigarette foi inspirado no logotipo
AMg, que une esportividade e conforto

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones