Sunseeker e Rolls-Royce apresentarão conceito de iate com propulsão híbrida em Düsseldorf

0
789

A Sunseeker e a Rolls-Royce apresentarão no salão náutico de Düsseldorf o primeiro modelo equipado com um sistema de propulsão híbrido da MTU Düsseldorf. O diretor de vendas da Sunseeker, Sean Robertson, diz que a nova tecnologia híbrida vai revolucionar a forma como os clientes impulsionam seus barcos nos próximos anos. “A forma como os proprietários estão usando seus barcos continua a evoluir com eficiência e redução de ruído, tão importante quanto os recursos e o volume, que contribuem para a decisão final de compra”, diz ele.

A mais recente tecnologia híbrida contará com um novo modelo lançado em 2020 e permitirá aos proprietários uma opção de múltiplos modos de operação, totalmente elétricos, com emissão zero, até o uso dos motores diesel duplos de 12 cilindros, oferecendo um desempenho líder de classe. “Seremos sempre liderados por nossos clientes que buscam os mais altos níveis de inovação para atender às suas amplas aspirações de cruzeiro”, complementa Robertson.

Knut Müller, diretor de negócios marítimos e governamentais da MTU, diz que a combinação de motores a diesel e motores elétricos, além de baterias, oferece aos proprietários de iates benefícios significativos. “Cruzeiros silenciosos, combinados com baixos níveis de vibração e emissão, oferecem ganhos tremendos em termos de conforto a bordo”, diz ele. “Altos níveis de desempenho, eficiência, compatibilidade ambiental e a flexibilidade do sistema de propulsão são de grande interesse hoje em operação de um iate. Acreditamos que o foco na futura indústria de iates será cada vez mais em soluções de sistemas inteligentes e inovadoras, em vez de focar apenas no nível de potência”.

LEIA TAMBÉM
>>Rio Boat Show 2019 contará com pisos náuticos da Kapazi
>>Schaefer Yachts reforça presença em São Paulo com escritório na capital
>>Silent Yachts S55 será o primeiro iate movido a energia solar na Ásia

O novo iate Sunseeker terá um sistema de propulsão híbrido MTU integrado, composto de dois motores a diesel MTU Série 2000 de 12 cilindros (cada um entregando 1.432kW / 1.947hp), geradores de bordo, módulos de propulsão elétrica, sistema de transmissão, baterias, controle e sistemas de monitoramento e podem ser expandidos em uma base modular.

O iate terá seis modos de operação diferentes, fáceis de operar, incluindo os modos automatizado ‘híbrido inteligente’ e ‘híbrido de carga’, que permitem que todas as fontes de energia sejam usadas conforme necessário.

No ‘modo elétrico’, a propulsão do iate e a alimentação a bordo podem ser fornecidas continuamente pelos geradores, proporcionando otimização do consumo de combustível e conforto a bordo para passagens longas e noturnas. No ‘modo silencioso’, que usa energia somente das baterias, até 40 minutos de propulsão e 120 minutos de energia on-board estão disponíveis com cada par de baterias MTU instaladas.

A Sunseeker e a MTU UK têm uma relação de trabalho bem-sucedida há mais de 18 anos, com mais de 1,8 milhões de hp de energia de MTU instalada em iates com comprimentos de 20 a 47 m. Já em 2010, as duas empresas lançaram as bases para o sistema de propulsão híbrida em testes que foram realizados em um protótipo de iate.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones