Submarino voador: o temido sonho tecnológico dos militares soviéticos

08/06/2020

A União Soviética começou a construir uma frota naval em meados do século 20, incluindo navios de guerra, porta-aviões e outros navios. Mas seus líderes militares ainda sonhavam com um projeto estratégico que pudesse unir as capacidades de uma aeronave com as de um submarino.

Foi quando, em 1933, o camarada Bóris Ushakov, que era engenheiro, apresentou esse incrível submarino voador, ou avião submersível, que parecia ter saído de uma obra de Júlio Verne — quem leu Vinte mil léguas submarinas?

Batizada de LPL (sigla de Letayushchey Podvodnoy Lodki), a nave metálica deveria operar a 100 nós no ar e de 3 a 4 nós sob a água, descendo a uma profundidade de 45 metros. Tratado como uma experiência altamente secreta, o projeto foi desenvolvido por Ushakov entre os anos de 1934 e 1938.

LEIA TAMBÉM
>>NÁUTICA Live revela: com a reabertura da economia, o setor náutico será um dos primeiros a reagir
>>O Zipper Ship é exatamente o que você está pensando: um barco em forma de zíper
>>Nova expedição ao Titanic procurará telégrafo que emitiu o pedido de socorro

O protótipo aprovado tinha três motores, um periscópico e podia transportar três pessoas. A superfície das asas e a fuselagem deveriam ser feitas de aço, enquanto os flutuadores de alumínio foram projetados para ser preenchidos com água quando o veículo ficasse submerso. Além disso, o submarino voador deveria receber suportes especiais, suspensos na fuselagem, para transportar dois torpedos de 18 polegadas.

A estratégia estava traçada; enquanto estivesse debaixo d’água, o LPL deveria detectar os navios inimigos, voltar à superfície e disparar os torpedos. Após o ataque, poderia submergir novamente e esperar a próxima vítima.

Porém, os militares soviéticos decidiram não embarcar na construção da nave, devido à pouca mobilidade do submarino e à sua reduzida capacidade bélica. Além disso, a construção de uma frota de LPLs exigia um investimento gigantesco. Assim, o projeto do submarino voador não decolou.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna