Star na Ilha

Por: Redação -
16/07/2014

A partir do próximo domingo (20), Lars Grael e Samuel Gonçalves estarão em Ilhabela para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Star. O evento, que chega a sua 45ª edição, será disputado em paralelo com a Ilhabela Sailing Week e deverá atrair, além de velejadores brasileiros, quatro duplas argentinas.

“Esta será mais uma grande competição, com grandes nomes da classe Star da América do Sul. Os Brasileiros merecem destaque, claro, mas não só eles. Dentre os ex-campeões Sul-Americanos, figuram nomes como Robert Scheidt, Torben Grael, Julio Labandeira (ARG), Mark Reynolds (USA), Ding Schoonmaker (USA), Jorg Bruder (BRA), Flavio Marazzi (SUI), Gastão Brun (BRA), Erik Schmidt (BRA), Harry Adler (BRA), Guillermo Parada (ARG) e Peter Siemsem (BRA)”, diz Lars.

O evento é realizado desde 1952 e o Brasil possui 27 títulos. Lars, que conquistou o evento três vezes, em 2005, 2008 e 2011, irá brigar para tentar colocar o nome na taça mais uma vez. Mas ele sabe que não será fácil.

“O paulista Marcelo Fuchs foi 5º colocado no Mundial, disputado no início do mês na Itália e seu proeiro Ronald Seifert é o atual tricampeão Sul-Americano consecutivo. Os dois estão navegando em casa. Além deles, também estarão na água o Bruno Prada, que, como proeiro tem nada menos que uma prata e um bronze Olímpico e três títulos Mundiais, Dino Pascolato, que já foi Campeão Mundial Master e Grand Master e o argentino Torkel Borgstrom, que tem diversos títulos mundiais”, ressalta.

Em Ilhabela, Lars voltará a competir com o Star da marca Folli, de numeral 8392. Foi com este barco que ele conquistou o bronze no Mundial de 2009, o Sul-Americano de 2011 e o 7º Distrito este ano. O modelo é bem parecido com o que foi usado na conquista da Bacardi Cup, em Miami, no início do ano, e no Mundial.

“A classe Star trará brilho para a Ilhabela Sailing Week. Trata-se da classe de monotipo de quilha mais antiga e mais prestigiada da Vela Mundial. A energia da competição também é benéfica para a Star”, completa Lars.

O Sul-Americano de Star será disputado em paralelo com a Semana de Vela de Ilhabela e, por isso, os velejadores terão uma semana cheia de atividades. A competição começa no domingo, com a regata Renato Frankenthal, de percurso longo. A largada está prevista para as 10h10, em frente ao píer da Vila e, por ser toda disputada dentro do canal de São Sebastião, poderá ser assistida por quem estiver em terra.

A segunda será dia livre e de terça a sábado serão disputadas regatas barla-sota, com exceção da quinta-feira, que terá uma regata de percurso médio.

A premiação será feita no próprio sábado, a partir das 20h, no Iate Clube de Ilhabela.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio