Brasileiro na ponta da Star Sailors League Finals nas Bahamas

0
418

Com a redução na intensidade do vento e as variações na direção, as 23 duplas de 22 países da Star Sailors League Finals tiveram dificuldades para manter a regularidade nas três regatas do terceiro dia de competição. Os atuais campeões mundiais de Star, Bruno Prada e o polonês Mateusz Kusznierewicz chegaram em quarto, segundo e décimo lugares nesta quinta-feira (05) para assumir a liderança com 33 pontos perdidos.

Os líderes abriram dez pontos de vantagem sobre os vice-líderes Percy (GBR) e Ekstrom (SUE). Negri (ITA) e Kleen (ALE) que lideravam, caíram para a terceira colocação. A sexta-feira será um dia decisivo. As três últimas regatas da fase preliminar vão definir os dez finalistas que no sábado decidem o título correndo na sequência, quartas de final, semifinal e final.

“Foi mais um dia intenso, com três regatas, e é muito bom ver novos velejadores andando na frente. Tivemos um dia regular porque a cada regata estamos mais bem entrosados. Amanhã (sexta) vamos fazer o possível para defender a posição nas três regatas que levarão dez duplas para as finais, no sábado”, considerou Prada, referindo-se ao regulamento da SSL Finals. O segundo colocado irá direto à semifinal, livrando-se das quartas, enquanto o primeiro irá diretamente para a regata decisiva.   

Nas constantes oscilações entre os barcos, Pedro Troche e Hamish Pepper (NZL) conheceram os dois extremos da flotilha, com dois vigésimos e um primeiro lugar. “Foi um dia ruim para nós. Velejamos mal na primeira e segunda regatas, principalmente na primeira. Tomamos decisões equivocadas e não conseguimos acertar os bordos. Na segunda estávamos entre os dez quando tomamos uma penalidade que até agora não entendi porque”, resignou-se Trouche.

Na terceira regata, a dupla foi para o ataque apostando na previsão do vento. “Deu uma torcida de direção conforme estava previsto. Defendemos o lado direito da raia e controlamos a prova para cruzar a linha em primeiro, o que nos motiva a brigar pelo top ten nesta sexta-feira. Queremos muito entrar nas regatas finais no último dia”, afirmou Trouche. A dupla caiu do sétimo para o 11º lugar.

A briga pelas finais está acirrada na água e equilibrada na pontuação. Apenas dois pontos separam Pepper e Trouche da dupla brasileira Henrique Haddad e Henry Boening, que saltou para a décima posição após um segundo e dois sétimos lugares. O quinto brasileiro em Nassau, Samuel Gonçalves, ocupa a 15ª colocação ao lado do português Bernardo Freitas.     

“Foi um baita dia. Mesmo com o vento difícil e muito rondado, mantivemos boas escolhas. Estivemos sempre no lado certo da raia, o que nos permitiu ingressar no grupo dos dez primeiros. As classificações estão variando muito e teremos de estar concentrados amanhã (sexta) porque será o dia do corte. Iremos com tudo”, definiu Boening, o Maguila.     

Nos quatro primeiros dias as 23 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três provas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados, o que garante a adrenalina na água e para quem está assistindo ao vivo.     

SSL Finals 2019 após oito regatas (um descarte)

1– Kusznierewicz (POL)/Prada (BRA): 3+(12)+3+9+2+4+2+10 = 33 pp

2 – Percy (GBR) / Ekstrom (SUE): 12+2+(18)+1+8+5+13+2 = 43 pp

3 – Negri (ITA) / Kleen (ALE): 1+6+1+2+4+(UFD)+21+11 = 46 pp

4 – Melleby (NOR) / Revkin (EUA): 2+4+6+8+(15)+9+9+8 = 46 pp

5 – Rohart / Ponsot (FRA): (19)+7+2+17+6+10+6+3 = 51 pp

6 – Muhonen (FIN) / Kushnir (UCR): 4+9+11+5+5+7+11+(13) = 52 pp

7 – Chiavarini (GBR)/Weise(ALE): 5+10+(DNF)+(DNF)+3+3+3+6 = 54 pp

8 – Paul Cayard / Phil Trinter (EUA): 6+8+4+14+1+8+(17)+14 = 55 pp

9 – Mirsky (AUS) / O’Leary (IRL): 10+(18)+12+11+13+6+1+4 = 57 pp

10 – Hadad / Boening (BRA): 15+14+8+10+(16)+2+7+7 = 63 pp

11– Pepper (NZL) / Trouche (BRA): 13+1+(DNF)+3+7+20+20+1 = 65 pp

15 – Freitas (POR) / Gonçalves (BRA) = 82 pp

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer770