Construída em 1958, a Spring Box é uma cracker boxe, lanchinha de 15 pés que alcança 50 nós de máxima

0
509

Lembra daqueles barquinhos de madeira com os quais os amantes da velocidade tiravam rachas em lugares como São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro, ou nas represas Billings ou Guarapiranga, em São Paulo? Pois é, eram as crackers boxes, lanchinhas de 14 a 18 pés que andam fácil na faixa dos 40 nós (46 mph). Pequena e estilosa, esta aqui, a Spring Box, de 15 pés, resistiu ao tempo e ainda hoje atrai olhares de admiração em revivals realizados pelo Yacht Club Paulista. Apesar de ser sido construída em 1958, parece ter acabado de sair da fábrica.

Mérito do piloto de aviação Sergio Canineo, que a comprou já quase destruída, em 2002, e a restaurou, deixando assim, como nos áureos tempos da motonáutica. “Paguei o equivalente a R$ 4 mil hoje”, lembra Sergio, que mandou refazer toda a estrutura do barco e a pintura, que leva uma faixa vermelha e outra azul, sobre uma base branca, em homenagem ao Ford GT 40. A Spring Box ganhou ainda carburador novo, hélice de competição e volante vintage. O motor, um Dodge de 280 hp, foi comprado em um desmanche e exigiu retífica completa. Com ele, essa cracker box alcança inacreditáveis 50 nós (57 mph).

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.