Estaleiro inglês lança novo veleiro carro-chefe da marca

0
1139
Foto: Divulgação

O estaleiro inglês Spirit Yachts lançou seu novo veleiro de 34 metros, o Spirit 111. Colocado na água pela primeira vez na sede do estaleiro, em Ipswich, Suffolk, o modelo é considerado o maior iate de madeira de mastro único a ser construído no Reino Unido desde o Shamrock V, na década de 1930. A pedido de seu proprietário no exterior, o Spirit 111 foi projetado e construído internamente para ser um dos superiates a vela mais ecológicos já criados.

Um sistema de propulsão elétrica Torqeedo usando um motor de 100kW impulsionará a embarcação. Enquanto navega, o sistema de propulsão regenera os quatro bancos de baterias de lítio da BMW, girando o eixo do hélice enquanto o iate está navegando. Todos os componentes que consomem energia foram cuidadosamente selecionados para serem altamente eficientes e usarão energia mínima sem afetar o desempenho ou o conforto.

“É importante para o proprietário que ele possa passar a maior parte do tempo longe das marinas, navegando e ancorando em baías”, diz Nigel Stuart, diretor da Spirit Yachts. “Usando a propulsão elétrica para regenerar as baterias durante a navegação, o iate poderá operar por até quatro dias ancorado sem precisar conectar a energia em terra ou iniciar os dois geradores a bordo. Quando o iate atravessa o Atlântico, enquanto houver vento adequado, ele não precisará consumir combustíveis fósseis”.

“Em parceria com fornecedores e nos desafiando a criar soluções personalizadas usando a mais recente tecnologia de economia de energia, criamos um dos superiates mais sustentáveis ​​do mundo”, acrescenta ele. “Desde a construção usando madeira de origem responsável até os sistemas de economia de carbono enquanto em operação, o Spirit 111 estabelece um novo padrão para reduzir o impacto que a vela exerce sobre o meio ambiente.”

O ar condicionado utiliza velocidades variáveis ​​com opções ecológicas via bateria ou energia em terra e a cozinha foi projetada com a máxima eficiência em mente. A geladeira e o freezer foram construídos com isolamento Cryogel para garantir o mínimo consumo de energia, mantendo baixas temperaturas. A água é aquecida usando um sistema Webasto, que aquece a água sob demanda, sem desperdiçar água ou energia, e a água aquecida é armazenada em isolamento de alta densidade e bobinas de transferência de alta eficiência para rápida transferência de calor e retenção de temperatura.

O Spirit 111 também é capaz de navegar sem tripulação profissional. O equipamento hidráulico da plataforma Lewmar com eficiência energética e as velas OneSails GBR (Leste) 4T Forte feitas de materiais recicláveis ​​serão instaladas em um mastro de fibra de carbono Hall Spar e enrolamento em barra para facilitar a navegação com as mãos curtas.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.