SOBENA realiza 1º Seminário de Tecnologia Náutica no Rio de Janeiro

0
3018

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) realizou seu primeiro seminário sobre tecnologia náutica na cidade do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no auditório da COPPE – UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Com este seminário, a diretoria da SOBENA tem intuito de iniciar uma estratégia voltada para área náutica de lazer a fim de dar suporte tecnológico e acadêmico ao setor. Um dos principais assuntos abordados, durante o dia, foi a necessidade e relevância de direcionar o foco para a qualidade na formação de mão de obra especializada para que as empresas continuem inovadoras para se destacarem no mercado.

Renomados profissionais de engenharia do meio acadêmico e do mercado náutico, ministraram várias palestras. Ricardo Aurélio Quinhões, professor da UFSC, falou sobre tecnologia aplicada à construção em estaleiros; Jorge Nasseh, vice-presidente da ACOBAR, sobre tecnologia de infusão à vácuo e construção; Maurizio Nigrito, membro da RINA, discorreu sobre o panorama das regras internacionais de embarcações de lazer; Richard Schachter, da UFRJ, discutiu modelo de seakeeping para lanchas; Marcio Dottori, diretor técnico do Grupo Náutica, falou sobre a perspectiva do mercado náutico; entre outros temas.

A ACOBAR e a Revista Náutica apoiaram o evento e, segundo o presidente da ACOBAR, Eduardo Colunna, o mercado náutico está carente de iniciativas como esta, que tem o objetivo de estimular a área acadêmica dentro do setor e, consequentemente, elevar o nível dos produtos, seja por meio de novas tecnologias e na qualificação dos profissionais. Representantes dos estaleiros Lanchas Coral e Triton, associados da ACOBAR, compareceram ao evento e tiveram alguns insights sobre novas tecnologias e tendências.