Snipe 2015

0
1822

No próximo 26 de janeiro uma cerimônia dará início ao 66º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe e marcará a sexta vez que o Iate Clube de Brasília (ICB) recebe a competição. O evento, seletivo para os Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais da classe, será a oportunidade de uma das 42 duplas, pré-inscritas até o momento, repetir o feito de alguns dos nomes mais importantes da vela nacional.

As intensas e imprevisíveis rondadas proporcionadas pelo adverso regime de vento do lago Paranoá é um dos desafios a serem enfrentados pelos velejadores. Alguns criticam a intensidade média dos ventos locais, em sua maioria fracos, mas a história mostra que apenas aqueles de excepcional qualidade técnica conseguem sobressair sob tais condições. Prova disso são os nomes dos vencedores dos Campeonatos Brasileiros de Snipe realizados na capital federal.

Em 1964, primeira vez que o ICB recebeu o evento, a dupla paulista Reinaldo Conrad / Mário Buckup foi a vencedora. Anos mais tarde, em 1968, Conrad foi responsável por conquistar a primeira medalha olímpica do Brasil na Vela, um bronze pela classe Flying Dutchman ao lado de Burkhard Cordes. O proeiro Buckup mudou de função, passou a ser timoneiro, e por duas vezes foi campeão Pan-Americano da Classe Lightning.

A classe Snipe também esteve em Brasília para a disputa do campeonato nacional em 1970, 1975 e 1981. Os cariocas Axel Schmidt e Arnaldo Dantas foram os campeões em 1970. Em 1975 foi a vez dos gaúchos Marco Aurélio Paradeda e Reiner Weipercht. Enquanto que o ano de 1981 registrou o despontar de duas “lendas” da vela brasileira com o título dos irmãos Torben e Lars Grael, que hoje dispensam apresentações.

A quinta e última vez ocorreu apenas após um longo hiato de 23 anos. O ICB recebeu novamente a competição em 2004 para o então sétimo título do gaúcho Alexandre Paradeda, um dos maiores vencedores da competição, ao lado de Roberto Paradeda. Aliás, “Xande” Paradeda é o atual campeão. Ele venceu também a edição de 2014, em Florianópolis, ao lado do proeiro Gabriel Kieling.

O 66º Campeonato Brasileiro, acontece no lago Paranoá com organização do Iate Clube de Brasília, será disputado entre os dias 23 e 31 de janeiro.

Informações: Snipe 2015 / Foto: Marcos Mendez-Sailstation.com

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Teste EVOLVE 360 HT – 27/06/2020