Os primeiros sítios arqueológicos aborígines subaquáticos foram descobertos no noroeste da Austrália. Eles foram datados de milhares de anos atrás, quando o atual fundo do mar era terra seca.
As descobertas foram feitas através de uma série de levantamentos arqueológicos e geofísicos no arquipélago de Dampier. O trabalho é parte do projeto Deep History of Sea Country (DHSC), financiado pelo Discovery Project Scheme do Conselho de Pesquisa da Austrália (ARC, na sigla em inglês).
Os artefatos aborígines descobertos na costa de Plibara, na Austrália Ocidental, representam o caso de arqueologia subaquática mais antigo da Austrália.
Uma equipe internacional de arqueólogos da Universidade Flinders, da Universidade da Austrália Ocidental, da Universidade James Cook, da ARA – Airborne Research Australia e da Universidade de York (Reino Unido) fizeram parceria com a Murujuga Aboriginal Corporation para localizar e investigar artefatos antigos em dois locais subaquáticos que produziram centenas de ferramentas de pedra feitas por povos aborígines, incluindo moagem de pedras.
Em um estudo publicado na revista Plos One, os antigos locais subaquáticos, em Cape Bruguieres e Flying Foam Passage, fornecem novas evidências dos modos de vida aborígines de quando o fundo do mar era terra seca, milhares de anos atrás.
LEIA TAMBÉM
>> Teste Intermarine 62: navegamos em uma das lanchas mais desejadas do Brasil
>> 11 barcos-conceito fantásticos que podem ir para as águas nos próximos anos
>> Navegador argentino cruza o Atlântico para ver seus pais em meio à pandemia



































