Novo sistema automático de defensas promete simplificar a amarração

0
1275

Conhecidas no meio náutico como “as amigas do casco”, as defensas ajudam bastante na hora de parar o barco. Antigamente, usavam-se simples pedaços de borracha. Depois, surgiram protetores modernos, de vários tipos e tamanhos, confeccionados com material mais resistente a “apertões”. Agora, a empresa britânica Go Earth Ltd dá um passo à frente com a criação de um sistema automático de defensas, controlado por Bluetooth a partir de um celular ou tablet. Basta pressionar um botão no aplicativo para implantar os protetores de casco, ou recolhê-los.

A ideia é realmente muito simples. Pequenas caixas são anexadas nos bordos do barco. No interior, há um pequeno motor que gira uma polia, movimentando os cabos das defensas para dentro ou para fora. Cada bateria é alimentada com a energia fornecida por dois painéis solares.

Você pode instalar quantas defensas quiser, lembrando o ideal é ter sempre pelo menos três unidades: uma para a proa, outra para a parte mais larga do casco e a terceira para a popa. Segundo o fabricante, o sistema automático de defensas pode ser instalado em qualquer tipo de barco, de um pequeno cruzador esportivo a um super iate. Objetivo é sempre o mesmo: evitar que o casco se choque contra o píer na hora de atracar, ficando com trincas e marcas. O preço? Cerca de £ 1 200 o par.