Confira sete nós que todo amante do mundo náutico deveria conhecer

0
1876

Sete nós para não esquecer: eles são tão importantes que todos deveriam saber fazer.

Quem tem um barco precisa saber dar nós — seja para atracar, prender as defensas, controlar as velas ou fazer um reboque.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

São tão importantes que não seria má ideia se todo convidado também fosse ensinado a fazê-los, até para se sentirem mais úteis a bordo ou como mero passatempo.

Compreensivelmente, a lista de tipos é tão longa quanto a própria história da navegação — e não inclui aquele nó básico, de amarrar sapato!

Mas os principais se resumem a estes sete, que ensinamos aqui e servem para as manobras básicas do dia-a-dia:

Leia também

» Está sem ideias para o nome do seu barco? Confira alguns exemplos listados por NÁUTICA

» A bomba que salva! Saiba alguns detalhes sobre a bomba de porão no barco

» Corrosão no barco: veja algumas formas de evitar este problema

1. Nó Direito

O Nó Direito é útil para amarrar a vela grande na operação de rizo ou qualquer outro objeto a um ponto fixo no barco e para emendar cabos.

no direito

2.Volta Redonda com Dois Cotes

Este nó pode ser usado sempre que você quiser prender alguma coisa a outra. Ele é mais usado para amarrar defensas aos postes e guarda-mancebos. Apesar de não evitar que um cabo escorregue num mastro, ele se mantém preso mesmo quando submetido a movimentos. .

volta redonda com dois cotes

3. Lais de Guia

O Lais de Guia, considerado o rei dos nós, é usado fazer um laço na ponta de um cabo. É usado para conectar as adriças aos topes das velas, escotas no punho da genoa, amarração em argolas e até para unir cabos. Um Lais de Guia dado corretamente é muito seguro e fácil de desatar.

lais de guia

4. Nó de 8

Este nó é útil como um nó terminal, aplicado na ponta de escotas e adriças para evitar que elas escapem dos respectivos carrinhos ou fendas no mastro.

nó de 8

5. Volta do Fiel

Este nó é usado para amarrar um cabo a um ponto sólido, como um poste de cais ou a cana de leme. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

volta do fiel

6. Nó de Escota

Este nó é usado para emendar dois cabos. Ele deve ser usado com cabos de diâmetros parecidos. Quando for usado com cabos de diâmetros muito diferentes devemos dar um cote adicional, transformando-o em nó de escota dobrado.

no de escota

7. Volta do Cunho

É a forma correta de amarrar um cabo a um cunho.

volta do cunho

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Loucos Por Barcos