Sessa F5X: conheça a nova lancha que a Intech Boating irá lançar no Brasil

0
1460

Sabe aquele apelo comercial usado por algumas empresas de automóveis que diz “Por esse, vale a pena esperar”? Pois bem, este parece ser o caso da F5X (o nome ainda não é definitivo, bem como seu comprimento exato, que ficará entre 52 e 56 pés) que a Intech Boating se prepara para lançar no Brasil, em parceria com a italiana Sessa Marine — o projeto foi gerado pelo Centro Stile Design de Ímola, na Itália, com inovações desenvolvidas especialmente para atender ao consumidor brasileiro.

Com base nos layouts em 3D a que NÁUTICA teve acesso com exclusividade, é possível dizer que o estaleiro catarinense acertou na mosca. Programada para chegar ao mercado no início do próximo ano, a lancha com flybridge e toques esportivos encanta logo à primeira vista e tem tudo para conquistar os brasileiros, com sua combinação de beleza, estilo e tecnologia de ponta — e tudo isso embalado por um desenho que não nega o dna italiano do projeto, a começar pelas grandes janelas laterais, no salão e nos camarotes, todas em curva, combinando harmoniosamente com as linhas do casco. É mais um reluzente exemplo do respeito com que as grandes marcas passaram a ver o mercado brasileiro.

O PROJETO FOI GERADO NO CENTRO STILE DESIGN DE ÍMOLA, NA ITÁLIA, COM INOVAÇÕES DESENVOLVIDAS ESPECIALMENTE PARA ATENDER AO CONSUMIDOR BRASILEIRO

Serão três suítes mais o camarote do marinheiro, garantindo pernoite para sete pessoas, mais o enorme e (repita-se) bem iluminado salão, que salta aos olhos e dá ao ambiente uma extraordinária sensação de espaço aberto — de onde se estiver ali, a visão para o exterior será sempre privilegiada. A suíte principal fica à meia nau e é iluminada por janelas que chegam quase até o nível da água.

Tudo embalado por revestimentos e acabamentos (tecidos, lâminas, metais, texturas, cores especiais, madeiras mais resistentes e funcionais, etc.) que são a cara (ou a marca) da Sessa Marine, conhecida pela qualidade e bom gosto de seus produtos.

É UMA LANCHA COM FLYBRIDGE E TOQUES ESPORTIVOS. TENDÊNCIA NA EUROPA, ESSE ESTILO É CHAMADO DE “SPORTFLY”

Destaque também para a excelente distribuição de espaços a bordo, o que deve agradar a quem deseja prioritariamente reunir os amigos durante o dia, com eventuais pernoites a bordo, com muito conforto. O equilíbrio para isso foi alcançado por meio do arranjo interno do barco. Seu salão, por exemplo, terá sofás para 12 pessoas. Por sua vez, o flybridge parece um lounge a céu aberto, embora tenha teto solar (T-Top em carbono com toldo retrátil), agradável em dias de sol muito quente.

LEIA TAMBÉM
>>Navio-veleiro da Marinha do Brasil é reequipado para participar de regatas internacionais
>>Volvo Penta marcará presença no 22º São Paulo Boat Show
>>Regata Batalha Naval do Riachuelo teve encerramento neste fim de semana

O acesso ao flybridge, que será feito por uma escada de degraus largos e com profundidade, promete ser bastante seguro. Ainda na parte mais alta a bordo, haverá um sofá em L, mesa de centro, móvel com armário, pia e churrasqueira (ou cooktop opcional), além de solário contornando o posto de comando.

Outro destaque na área externa, além da praça de popa com piso de madeira teca, são os solários na proa, com chaise longue, tenda e cockpit reversível. Aliás, adaptada ao gosto do brasileiro, a lancha terá área externa bastante agradável, com a plataforma de popa atuando quase como uma varanda, com móvel gourmet embutido (pia, tábua de carne e churrasqueira), além de garagem para um jet ou um bote — que, para embarcar, contam com a facilidade da plataforma submergível.

Adaptada ao gosto do brasileiro, a nova lancha da Sessa terá área externa bastante agradável, com churrasqueira na plataforma de popa, madeira teca no piso e um moderníssimo solário na proa

Os motores serão dois Volvo Penta, marca parceira da Sessa há 12 anos, cujo sistema de propulsão IPS permite o uso de joystick para facilitar as manobras de atracação. Mais adiante, a lancha poderá ser equipada também com motores híbridos. Outro diferencial na nova embarcação será o uso de dois geradores com giro variável, que demandam a energia necessária conforme o consumo, além de outras soluções tecnológicas que também estão sendo pensadas, o que a Intech Boating deve divulgar em breve.

Em todos os ambientes internos, chama atenção a generosa luminosidade natural, consequência das grandes janelas que há no costado, todas em curva, combinando harmoniosamente com as linhas do casco

“O projeto tem origem na excelência da concepção do modelo F54, sucesso de vendas na Europa, reconhecido por seu desempenho e equilíbrio”, explica José A. Galizio Neto, presidente da Intech Boating. Que revela: “Esse é o primeiro projeto da Sessa Marine desenvolvido para o mercado mundial pela Intech Boating”. Isso significa que, projetada na Itália e construída no Brasil, poderá ser uma lancha mundial da Sessa Marine.

Aliás, como era de se esperar de uma lancha que tem a marca Sessa estampada no casco. Para quem não sabe, criada em 1958 por uma família italiana que permanece no comando da empresa, a Sessa Marine é um estaleiro especializado em barcos que privilegiam o conforto e a beleza — mas sem abrir mão do desempenho. De sua linha de produção saem quatro linhas de lanchas, de 20 a 70 pés. Sete modelos (KL27, KL28, C36, C40, C42, F42 e C44) são fabricados pela Intech Boating em Santa Catarina, em um estaleiro que também funciona como base e suporte às lanchas importadas da marca. A F5X será o oitavo modelo produzido no Brasil. Realmente, vale a pena esperar por ela. E contando as horas, porque essa lancha promete.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones