Sempre seco

25/12/2015

Apesar de a água ser o “habitat natural” dos barcos, eles não combinam com poças acumuladas dentro deles. As possíveis inundações podem ser muito perigosas, causando, entre outros danos, panes elétricas dadas pelo contato de fios com a água. Por isso, é essencial o uso de bombas de porão no seu barco, além de outros cuidados especiais. Fique atento às dicas que NÁUTICA separou para que você fique mais tranquilo, sabendo que seu porão estará sempre seco, sem risco de inundações. Confira:

1. A mangueira da bomba deve ser flexível, para acompanhar as curvas do casco. Mas quanto menos curvas entre a bomba e a saída de água no casco houver, mais eficiente será o esgotamento da água.

2. O alerta luminoso da bomba costuma se perder no meio de tantas outras luzes no painel. Por isso, instale também um sinal sonoro e bem alto.

3. Com bombas de porão todo cuidado é pouco. Instale uma válvula de contenção na mangueira, antes da saída no casco, para evitar que a água de fora entre tubulação adentro.

4. Dobras ou amassados são proibidos nas mangueiras porque diminuem a vazão e podem interromper a saída de água.

5. Para economizar bateria, instale uma segunda bomba extra um pouco mais alta do que a primeira, de forma que ela só passe a funcionar se a mais baixa ficar entupida e o nível da água subir. Assim, ela só consumirá energia se for necessário.

6. A bitola do fio varia em função de cada bomba. Deve ser de 1 mm (para bombas de até 600 gph), 1,5 mm (de 800 a 2 000 gph) ou 2,5 mm (para bombas acima de 2 200 gph).

7. Periodicamente, vasculhe o porão, em busca de objetos soltos, que possam tapar e impedir a aspiração da água pela bomba. Até acúmulo de cabelos causam esse tipo de problema.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança