Semana de Vela de Ilhabela promove ação ambiental de limpeza

Por: Redação -
26/07/2018

O Yacht Club de Ilhabela e a Semana de Vela de Ilhabela promoveram, na última terça-feira (24), uma ação ambiental inédita. Às 9h30 da manhã, um grupo liderado pelo diretor de meio ambiente Júlio Cardoso colocou os barcos na água não para velejar, mas para retirar o excesso de lixo boiando no mar. A ação voluntária foi aberta ao público e aos barcos participantes da competição.

O objetivo é gerar mais conscientização para a necessidade de preservação ambiental, em especial o ambiente marinho, uma das bandeiras levantadas pelo Yacht Club de Ilhabela. Por conta própria, Júlio Cardoso vem fazendo o trabalho de retirada do lixo no mar há algum tempo, e conta que já encontrou desde garrafas plásticas até televisores.

De acordo com o ambientalista, um dos grandes problemas enfrentados na região de Ilhabela é a prática, já proibida, de soltar balões solares. Pretos e feitos de plástico, eles precisam apenas de calor para subir, e alguns chegam a 20 metros.

“Esses balões são um perigo para a aviação, podem prender-se nas hélices de aviões e helicópteros e gerar pane. E também são péssimos para o ambiente marítimo. Além de enroscar também nas hélices do barco, acabam na barriga das baleias e outros animais”, aponta Júlio Cardoso.

“Nós navegaremos até a Ponta da Sela ou um pouco mais além, para esta ação de retirada de lixo boiando no mar. Quem tiver barco, bote, jet ski, prancha de surf ou de stand-up paddle e quiser participar será muito bem-vindo.”

Velejadores em defesa do meio-ambiente

A ação ambiental desta terça-feira contou com a participação do catamarã Maré XX, comandado por Benoit Joufflineau, que está na disputa da 45ª Semana de Vela de Ilhabela na classe Multicascos, a novidade deste ano. Também teve o apoio da Meu Copo Eco Ilhabela, da AMAILHA – Associação de Amigos do Meio Ambiente de Ilhabela e da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

Meu Copo Eco

A Race Village e o YCI contam com um estande do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos.

100% dos copos são reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados.

As pessoas podem comprar copos para colecionar. Quem não quiser ficar, poderá devolver ao final do evento e o dinheiro investido será ressarcido.

>>Semana de Vela de Ilhabela segue World Sailing e une barcos diferentes num mesmo campeonato
>>Ilhabela Cup estreia na Semana de Vela de Ilhabela
>>Race Village é o ponto de encontro de Ilhabela durante a 45ª Semana de Ilhabela

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio