Semana de Vela: Crioula 52, Caballo Loco e Lady Lou vencem primeiro dia de regatas em Ilhabela

Por: Redação -
25/07/2022

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste fim de semana no litoral norte de São Paulo.

O mais importante evento de vela oceânica da América do Sul é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com o patrocínio da Mitsubishi Motors.

O barco Crioula 52 foi o Fita Azul e vencedor no tempo corrigido da classe ORC na Regata de Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, que acabou sendo encurtada até a ilha de Toque Toque, em decorrência da previsão de pouco vento.

O Phoenix terminou em segundo lugar, seguido do Rudá Blue Seal, na terceira posição.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

Ao todo, 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina disputam até o próximo sábado (30) a competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

A festa começou com o Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, que foi assistido por cerca de mil pessoas.

No mar de Ilhabela, os barcos deram um colorido especial e travaram um verdadeiro duelo tático em busca da melhor colocação na regata de abertura.

Grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela

Samuel Albrecht, tático do Crioula, elogiou a performance da equipe e destacou a estratégia adotada para a vitória. “Foi uma regata melhor do que a esperada, o vento apareceu, tivemos boas condições. Foi uma largada espetacular para o público que acompanhou em frente à Vila. Tecnicamente foi uma regata muito difícil, muitas cambadas, tentando se esquivar um pouco da correnteza”, explicou o velejador olímpico.

“Importante que a cada dia a equipe está melhorando o entrosamento, apesar de não termos tido tempo para treinar juntos devido a uma agenda apertada da tripulação. Mas acredito que vamos crescer durante a competição e ajustando os detalhes que ainda faltam”, completou o medalhista pan-americano.

Primeiro colocado na C-30, o Caballo Loco, que tem como timoneiro o bicampeão olímpico Robert Scheidt, mostrou que é um dos candidatos ao título da Semana de Vela.

“A regata foi maravilhosa hoje. Tivemos uma boa condição de vento, que entrou bem no Canal, muito acima do que a gente esperava para o dia. Uma disputa bem acirrada desde a largada. A nossa equipe é muito forte e o barco velejou muito bem hoje, estou feliz por ter me juntado a eles e estar desfrutando dessa Semana de Vela”, disse o bicampeão olímpico e maior medalhista do país.

“Voltar a participar da Semana de Ilhabela é maravilhoso pra mim e não queria perder essa oportunidade que o Caballo Loco me deu de velejar com esse grupo”, continuou Scheidt.

Entre os barcos Clássicos, o Lady Lou, de Torben Grael e Marcelo Ferreira, foi o vencedor. A dupla foi bicampeã Olímpica em Atenas 2004 e Atlanta 1996.

Ferreira estava afastado das regatas há mais de uma década, vivendo no interior do Rio de Janeiro, e retomou as atividades com seu fiel escudeiro. Sua última aparição em Ilhabela foi em 2005, com o barco Brasil 1, que correu a The Ocean Race.

Na regata Renato Frankenthal, o barco Espetáculo, do Yacht Club de Santo Amaro, foi o vencedor na HPE-25. Espetáculo deixou o barco Cabron em segundo e o Mussulo 25 na terceira posição — os dois do Yacht Club de Ilhabela.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024