Semana de Vela

0
803

O planejamento de comandantes e tripulações para assegurar vaga na maior competição de oceano da América Latina, tem feito com que as inscrições antecipadas surpreendam a organização da 41ª Ilhabela Sailing Week. A um mês da abertura oficial, em 19 de julho, a flotilha já ultrapassa uma centena de embarcações, incluindo-se todas as classes. Neste ano as regatas estão marcadas para logo depois da Copa e seguem até 26 de julho. As inscrições seguem com desconto até 27 de junho no site oficial da competição ilhabelasw.com.br.

Entre os 108 veleiros, a maioria dos campeões de 2013 garantiu presença para lutar pela defesa do título como, o Crioula (S40), CA Technologies (C30), Ginga (HPE), Mandinga, Quiricomba, Jambock e Rainha (RGS), Absoluto, Rocket Power e Angela Star VI (ORC) e Ruda (IRC). Além do Quiricomba, o Grêmio de Vela da Escola Naval terá outros cinco barcos representando a Marinha do Brasil: Dourado, Brekelé, Bijupirá, Albatroz e Atik, na classe HPE.

A veloz classe S40 promete duelos equilibrados com a presença do bicampeão olímpico Torben Grael, com o Magia V Energisa, e o retorno de Eduardo Souza Ramos, maior vencedor da competição com nove títulos, no comando do Pajero Mitsubishi. Eduardo e tripulação acabam de conquistar o vice-campeonato mundial de TP 52 na ilha mediterrânea de Sardenha. A tripulação sul-africana do WindPower é mais uma atração da S40. O veleiro Mussulo III, de bandeira angolana e que disputou a Cape2 Rio deste ano, é o destaque internacional da classe IRC.

“As inscrições estão acima da média. Em edições anteriores não havia tantas confirmações nesse período que antecede o campeonato. É interessante ver que muitos barcos são novos, participam pela primeira vez”, observa o presidente da Comissão de Regatas Carlos Sodré. Entre as novidades citadas por Cuca, estão o Mini Transat Jacaré, o Clássico Itaciba II, o argentino Intento; além de Rosinha, Escapada, Arretado, Drakon, Terroso e Allure.

Cuca lembra que uma das principais metas é preservar o nível técnico que a organização vem aprimorando ao longo de 40 anos. “Com tantos barcos na água, manteremos a distribuição das classes em duas raias. Uma área restrita para Star e HPE, e outra, onde competirão os barcos de maior calado”. A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil. Mais de mil velejadores estarão distribuídos entre S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelos Campeonatos Sul-americanos de ambas as classes.

As inscrições feitas até 27 deste mês receberão desconto, saem por R$ 330 por tripulante, com redução de 5% para afiliados da ABVO e mais 25% para barcos que ficarem em outros clubes ou que utilizarem as próprias amarras. Exceção às classes HPE, S40, C30 e Star, será permitida a inclusão gratuita de um tripulante-mirim com até 15 anos.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.