Semana de Monotipos promove encontro de gerações em Ilhabela

0
497
Foto: Marco Yamin

O azul do mar de Ilhabela fica salpicado de branco em julho. Essa é a cor da maioria dos 300 barcos e suas velas durante a 46ª Semana de Monotipos, que começou neste sábado (6) e prossegue até terça-feira (9), na cidade do litoral norte paulista, considerada a capital nacional da modalidade náutica. A competição antecede a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a partir do próximo dia 13.

A 46ª Semana de Vela de Monotipos é uma oportunidade para um verdadeiro encontro de gerações da modalidade no Brasil. Nas seis raias montadas no canal de São Sebastião, velejadores a partir de 8 anos, da classe Optimist têm a oportunidade de ver de perto nomes consagrados como o medalhista olímpico Bruno Prada, que acabou de conquistar o pentacampeonato mundial de Star. Ele vai disputar o Brasileiro do 7º Distrito da classe Star, que traz os principais nomes da categoria como Henry Boening, Arthur Lopes e Marcelo Bellotti.

A base da 46ª Semana de Vela de Monotipos é a Escola de Vela Lars Grael, no bairro Saco da Capela. Serão 11 classes em disputa e cerca de 400 velejadores: Optimist, Laser (4.7, Radial e Standard), Snipe (Geral e Junior), Hobbie Cat 16, 420, Dingue (Geral e Estreante), Open Bic, 29er, Windsurf Slalom, Star e Kitsurf. Todas integram programas de regatas olímpicas ou pan-americanas, além da vela de base.

Assim como na tradicional competição de vela oceânica, a Semana de Monotipos também receberá atletas estrangeiros em 2019. Equipes de países como Cuba, Argentina, Uruguai e Chile estão confirmados para velejar na classe Snipe em Ilhabela. Além de lutar pelo título, aproveitarão para conhecer a raia e treinar para o Campeonato Mundial, programado para outubro.

A regata Vela do Amanhã é uma novidade para a temporada 2019. Será uma oportunidade dos velejadores que disputam a Semana de Monotipos participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A prova contará com 60 crianças e adolescentes que fazem parte dos projetos da cidade e será dia 15 de julho, um dia após a realização da tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as outras regatas de abertura do evento.

LEIA TAMBÉM
>>Tenista espanhol coloca lancha de 76 pés à venda por 2,3 milhões de libras
>>New Sessa C44 que será lançada no São Paulo Boat Show surge em fase de testes
>>Incêndio atinge Marina do Forte e destrói barcos em Bertioga

A data foi escolhida justamente por ser o dia de folga dos velejadores que enfrentarão os trajetos mais longos do calendário da competição. Todos os barcos inscritos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 podem participar da regata Vela do Amanhã.

“A Semana de Vela de Monotipos oferece oportunidade para jovens velejadores ganhar experiência, sentir o clima de competição e conviver com grandes nomes da modalidade”, explica Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana de Monotipos. A sede e secretaria do evento serão na Escola Municipal de Vela Lars Grael (avenida Santos Dumont, s/nº , no Saco da Capela). As Áreas de Regatas serão no Canal de São Sebastião.

Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, que culmina na tradicional Semana de Vela de Ilhabela – entre 13 a 20 – a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promoverá a Race Village. A ação será no Centro Histórico da cidade, e vai receber vasta programação musical e cultural e  promete reunir milhares de pessoas entre locais, turistas, atletas e seus amigos e familiares.

Neste sábado (6), a abertura do Race Village aconteceu às 19h. Logo depois, às 20h, houve o show de Simoninha & Jazz Big Band. No domingo, a programação começou às 16h com o DJ Guilla. A final da Copa América, entre Brasil x Peru, foi atração do Race Village a partir das 17h. O comandante do veleiro polar Fernande, Charlie Flesch, abriu o ciclo de palestras a partir das 18h, e o show da Banda Evams encerrou a programação do fim de semana.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.