Segurança

Por: Redação -
02/01/2016

Já começou a 20ª edição da campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, lançada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) para conscientizar navegadores e a população sobre a necessidade de evitar acidentes com embarcações. A campanha acontece de novembro a março.

Com a chegada do verão, o tráfego de embarcações aumenta consideravelmente na Baía de Todos os Santos e em várias outras localidades da competência do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), que inclui o litoral, rios e lagos dos estados da Bahia e Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. É nesse período que as Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agencias, intensificam a atuação de conscientização.

De acordo com o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, comandante do Com2ºDN, a campanha é dotada de um conceito essencialmente educativo, “buscando contribuir para que o tráfego aquaviário e o lazer náutico aconteçam de forma tranquila e sem acidentes, principalmente no período do verão, quando aumenta significativamente o número de embarcações no nosso litoral, rios e lagos”, afirmou.

Nesta temporada, só na CPBA, cerca de 150 militares deverão realizar um conjunto de ações educativas referentes à segurança da navegação, à proteção da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico.

A campanha “Legal no Mar” antecede a “Operação Verão” (fiscalização realizada de dezembro a março para combater infrações nos pontos de maior fluxo de embarcações), apoiando e distribuindo materiais informativos sobre legislação marítima, segurança, prevenção de incêndios em embarcações e sinalização. Os militares também realizam palestras em colônias de pescadores e entidades náuticas, com a finalidade de educar e instruir as pessoas sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).

Durante os quatro meses de ações, temas como regularização de embarcações, mandamentos de segurança para pescadores e orientações para os condutores de moto aquática serão pautas da campanha nos principais terminais náuticos de passageiros, marinas e clubes náuticos.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança