Veleiro carioca assume a liderança em regata entre a Cidade do Cabo e o Rio de Janeiro 

Por: Redação -
16/01/2020

Os barcos brasileiros da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) vão bem nos primeiros dias de disputa da famosa regata Cape to Rio – Cidade do Cabo – Rio de Janeiro, que teve largada no último sábado, dia 11, no Royal Cape Yacht Club, na cidade sul-africana.

Representando o Rio de Janeiro e o Iate Clube do Rio de Janeiro, que também será o palco da chegada, o Saravah, comandado por Pierre Joullie, assumiu nesta quarta-feira a liderança na última parcial extraída às 12h no horário local.

O veleiro navegou mais de 930 milhas náuticas e tem uma previsão de chegada por enquanto no dia 27 deste mês. O Saravah ultrapassou o líder até a tarde de terça-feira, o Mussulo – Angola Cables, barco do Yacht Club de Ilhabela, de Ilhabela (SP), comandado por José Guilherme Mendes. O Mussulo caiu para a quarta posição na última parcial atrás do Haspa Hamburg, da Alemanha, e do Ballyhoo Too, da África do Sul, e tem previsão de chegada no dia 29 de janeiro. O Mussulo liderava a disputa nos dois dias anteriores.

Ao todo são 17 barcos somente na categoria monocasco onde disputam os brasileiros e 22 no total Além de Brasil, África do Sul e Alemanha, o evento conta com barcos da Argentina, Itália, Austrália e Angola.

LEIA TAMBÉM

A Cape Town to Rio começou em 1971 e é disputada em média a cada três anos. A distância média é de 3.600 milhas náuticas com largada do Royal Cape Yacht Club com chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro que completa seu centenário em 2020. A regata é a mais longa no hemisfério sul do mundo e após a saída da Cidade do Cabo os barcos seguem para noroeste rumo à ilha de Trindade à sudoeste da América do Sul e seguindo com direção ao Rio.

O Brasil já venceu por tempo com o barco Adrenalina Pura em 2006 quando a regata terminou em Salvador. Em 2011, o barco vencedor foi o sul-africano Prodigy que tinha parte da tripulação brasileira fruto do projeto Grael de Niterói (RJ), entre eles Samuel Gonçalves.

O prazo final da chegada dos barcos é no dia 2 de fevereiro quando será realizado a premiação em cerimônia no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024