Round The Island

0
660

Exatos 1585 veleiros na raia, assim foi a Round The Island Race, regata que contorna a famosa ilha de Wight, berço da America’s Cup. Cerca de 16 mil velejadores participaram da competição que reúne amadores e profissionais como Sir Ben Ainslie, que estava a bordo do Farr 45 Rebel, e Sir Robin Knox-Johnston, que velejou a bordo do Open 60 Haven KJ Grey Power, único veleiro Open 60 na raia.

Além de disputar a raia com tantos veleiros, as equipes também passaram por um teste de paciência. Os ventos, essenciais em uma regata, não passaram de três nós no começo da prova o que levou o veloz catamarã Team Richard Mille só cruzar a linha de chegada quase nove horas após a largada. A equipe foi a fita azul da competição com 8 horas, 51 minutos e 37 segundos no tempo real, o catamarã venceu também na sua classe, a GC32. O segundo a cruzar a linha de chegada também foi um catamarã da classe GC32, o Spax Solution, que completou a prova após 9 horas, 5 minutos e 9 segundos de navegação.

Já Sir Ben se envolveu em um match race com o veleiro Toe in the water too!, tripulado por militares feridos e mulheres que serviram recentemente no Afeganistão, Sir Ben, inacreditavelmente, perdeu a batalha e o Toe cruzou a linha de chegada na 9ª colocação enquanto o Rebel, de Ben Ainslie, só chegou na 16ª.

Sir Robin Knox-Johnston cruzou a linha de chegada em 198º, levando longas 18 horas, 6 minutos e 11 segundos no mar. Mas no fim, quem se importa mesmo com a vitória? O importante aqui é fazer parte desta imensa festa da vela, e depois de ver as fotos abaixo não há quem vá discordar disso.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.