Vitória em regata e top 3 na classificação geral marcam o dia de Robert Scheidt em Portugal

Por: Redação -
22/04/2021

Robert Scheidt venceu sua primeira regata no 2021 ILCA Vilamoura European Continental Qualification. Nesta quarta-feira (21), em Portugal, o bicampeão olímpico abriu o terceiro dia de disputas com um desempenho consistente para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Na sequência, manteve a boa velocidade para terminar a segunda prova na vice-liderança. Com os dois resultados, o brasileiro subiu para a terceira posição na classificação geral da última competição oficial antes da Olimpíada de Tóquio.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Scheidt aparece no top 3 em Vilamoura com 20 pontos perdidos, já contando um descarte, a apenas um ponto do líder, o croata Filip Jurišić, e do vice-líder, o britânico Michael Beckett, ambos com 19pp. “Agora é descansar, me recuperar bem para a reta final da fase de classificação e chegar à medal race, no sábado. A competição tem sido bastante dura aqui em Vilamoura e a tendência é ficar ainda mais acirrada”, afirmou o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.

Robert tem conseguido ser regular na maior parte das regatas em Vilamoura. Em seis provas disputadas, fez top 3 em quatro delas. Abriu a disputa, na segunda-feira (19) com dois segundos lugares e nesta quarta fez primeiro e segundo. Seus piores desempenhos foram 13° e 18° na terça-feira (20), sendo que este último entra como seu descarte no 2021 ILCA Vilamoura European Continental Qualification, competição que reserva as últimas oito vagas para velejadores do continente. A fase de classificação segue até sexta-feira (23), com a flotilha dividida em dois grupos, com 60 barcos cada um.

Leia também

» Scheidt supera rivais europeus da classe Laser e conquista título em Lanzarote, na Espanha

» Scheidt conquista o vice-campeonato na primeira prova do ano olímpico, nas Ilhas Canárias

» Bicampeão olímpico Scheidt sobe ao pódio com o terceiro lugar no Portugal Grand Prix

Em sua última competição antes de Vilamoura, no mês de março, Robert Scheidt conquistou o título da ILCA Coach Regatta Lanzarote, na Marina Rubicón, em Playa Blanca, no litoral do arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. A vitória no campeonato promovido pelos treinadores veio após completar seis das oito regatas entre os top cinco. O título não foi seu primeiro pódio em 2021 nas Ilhas Canárias. Na primeira competição do ano olímpico, Scheidt conquistou o vice-campeonato no Lanzarote Winter Series, em fevereiro.

Com vaga garantida na classe Laser para os Jogos do Japão, Robert Scheidt, que completou 48 anos na semana passada (dia 15 de abril), está prestes a disputar o maior evento esportivo do planeta pela sétima vez, um recorde entre os atletas brasileiros.

Scheidt retornou à classe Laser em 2019, após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio/2016, onde terminou na quarta colocação, mesmo vencendo a medal race. Nesse período de readaptação às novas técnicas e nova mastreação, cumpriu seu objetivo principal, que foi o índice para Tóquio, com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão. Ele confirmou a vaga no Mundial da Austrália, em fevereiro de 2020, quando chegou à flotilha ouro e foi o melhor brasileiro na disputa.

Em março de 2020, foi eleito o maior atleta olímpico do Brasil, em votação coordenada pela Rede Globo com os maiores medalhistas olímpicos do País. Na comemoração dos 100 anos de história do Brasil nos Jogos Olímpicos, no início de agosto deste ano, ficou em segundo lugar em votação de 100 jornalistas, atrás apenas de Adhemar Ferreira da Silva e à frente de Joaquim Cruz, seus ídolos que muito o inspiram.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico