Rio ganha guia de mergulho com informações sobre 300 espécies da fauna e flora marinhas

0
297
Foto: Athila Bertoncini

No fundo do mar, o Rio de Janeiro guarda valiosos tesouros. Um deles fica a mais de 15 metros de profundidade, na área das ilhas Rasa e Redonda: é uma “esponja-carioca” de cinco centímetros de diâmetro, chamada Latrunculia janeirensis, vista apenas por mergulhadores experientes e muito atentos. Endêmica do Rio de Janeiro, só foi descoberta há seis anos, e tem uma aparência bem curiosa: é uma bolotinha na cor verde-musgo. Uma joia que não podia ficar de fora do primeiro guia de mergulho do Rio de Janeiro.

Em fase de edição pelo Museu Nacional, ele é uma criação do Projeto Ilhas do Rio e tem por trás um time de 19 pesquisadores do Rio e de São Paulo. Com lançamento previsto para este mês, o “Guia de Biodiversidade Marinha e Mergulho nas Ilhas do Rio” destaca dez pontos da nossa costa (incluindo dois naufrágios do século XIX), com informações sobre 300 espécies da fauna e flora marinhas.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.