Fundadora da Escola de Vela Minuano, Rita Richter morre em Porto Alegre

Por: Redação -
24/02/2021

A Comodoria do Clube Veleiros do Sul informou, nesta terça-feira, o falecimento de Rita Richter, fundadora da Escola de Vela Minuano e primeira capitã de flotilha da Classe Optimist do Clube. Foi ela quem formou a primeira flotilha do VDS e promoveu o primeiro campeonato nacional da Classe, em 1973.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Carinhosamente chamada de “Mãe Rita” pelas crianças desde 1972, ano em que iniciou a flotilha, dedicou muito tempo de sua vida aos atletas de Optimist do VDS, que como diz o apelido, a viam como uma mãe. Foram quase 50 anos sendo parte da história da EVM, fundada logo depois, em 1975.

Leia mais:

>> Sem saber velejar e distante do mar, mineiro realiza sonho de construir o próprio veleiro

>> O casal que trocou o asfalto do Rio de Janeiro pelas águas do litoral brasileiro

>> Pai e filho passam horas construindo barcos a controle remoto: “É a nossa paixão”

Em entrevista à NÁUTICA, aos 83 anos, Rita afirmou que a única exigência para aprender a velejar é ter vontade. Ela orientou quem está começando: “no início, enfrentar apenas ventos fracos para não assustar as crianças nem afugentar os alunos”. Sobre a idade, a vovó Optimist descreveu a vela como um esporte democrático, sem restrições de sexo ou peso. Mas, acrescentou que a idade, às vezes, pesava um pouco na agilidade. “Eu, por exemplo, já não consigo desempenhar as mesmas funções a bordo. Mas ainda velejo, sim”, disse na época.

Com carinho e dedicação, Rita fez parte da formação de jovens e talentosos velejadores, e com certeza para sempre será lembrada por eles. A cerimônia de despedida está sendo realizada nesta quarta-feira (24), das 7h às 11h, na Av. Porto Alegre, 320. O Grupo Náutica lamenta a perda e se solidariza à família, aos amigos e alunos de Rita neste momento de perda.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"