“Por uma Cidade Navegável” convida a população de São Paulo a navegar pelo Rio Pinheiros

0
452

Uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos, esta é a ação Por uma Cidade Navegável. Criada em 2011 pelo São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, como uma campanha de conscientização pela despoluição dos rios da cidade, que inspira a sociedade a contribuir evitando jogar lixo nas ruas e diretamente nas águas.

Esta é a 4ª edição da ação Por uma Cidade Navegável. Na 1ª e 2ª edição, em setembro de 2011 e setembro de 2012 respectivamente, o projeto foi realizado com a proposta de uma disputa entre uma lancha que navegou pelo Rio Tietê e um carro pela Marginal em horário de pico de trânsito na cidade. Como era esperado, a lancha não completou o percurso devido à quantidade de lixo que travou os motores nos primeiros minutos. Na 3ª edição, realizada em setembro de 2014, a Por uma Cidade Navegável levou ao Rio Tietê um ônibus anfíbio com diversos ex-atletas que haviam participado de competições de remo e natação que ocorriam na década de 40 no Rio Tietê, quando a população podia desfrutar do mesmo com práticas desportivas.

A 4ª edição, que acontecerá no dia 12 de setembro, em dois horários 7h30 e 12h00, a ação convida a população para uma vivência de navegação pelo Rio Pinheiros. Serão dois tours realizados com conforto e segurança por 6 km do Rio Pinheiros (entre o Projeto Pomar e a Usina de Traição) por um barco fornecido pelo São Paulo Boat Show, similar aos passeios turísticos que ocorrem em locais como Paris, Londres e outras que despoluíram seus rios e canais.

Para participar, a população deve se inscrever por meio do Facebook enviando uma mensagem Inbox na página com o nome completo, e-mail, telefones fixos e celular, profissão e respondendo a frase – Por que você quer navegar no Rio Pinheiros? Serão escolhidas as 20 primeiras mensagens que chegarem das 10h00 do dia 06/09/2019 às 10h00 do dia 09/09/2019. O nome dos escolhidos será divulgado nas redes sociais do evento: Facebook, Instagram e LinkedIN.

“Sem a ajuda da população, qualquer projeto de recuperação dos rios estará sempre ameaçado. Locais como Londres, Coréia, França e Buenos Aires, que tiveram êxito ou estão em processo de despoluição de seus principais rios integram a população aos mesmos”, diz Ernani Paciornik, publisher da revista Náutica e organizador do São Paulo Boat Show.

LEIA TAMBÉM
>>Estado do Nordeste será um dos Destinos Náuticos no próximo São Paulo Boat Show
>>Navio da Marinha ganha prêmio de sustentabilidade em competição internacional
>>Você pode ganhar um jet Sea-Doo com som e carreta Odne no São Paulo Boat Show 2019. Veja como

O São Paulo Boat Show 2019 acontecerá de 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo, reunindo os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com mais de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.