Rio Grande e Paranaguá recebem navios da Marinha durante a ASPIRANTEX 2019

0
547

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” chegaram ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 23 de janeiro. Essa é a segunda parada da ASPIRANTEX 2019, que tem como um dos objetivos mostrar aos Aspirantes da Escola Naval a vida a bordo, possibilitando a eles conhecimentos para que escolham entre os Corpos da Armada, Fuzileiro Naval ou Intendência.

Além dos exercícios militares a bordo dos navios, no porto, os Aspirantes tiveram contato com Organizações Militares de Terra. No Comando do 5º Distrito Naval, participaram de uma cerimônia militar, presidida pelo Vice-Almirante José Renato, no Panteão de Tamandaré, local onde estão os restos mortais do patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, e de heróis navais de Rio Grande como o Almirante Abreu e o Comandante Felinto Perry, além dos restos mortais de Pulcena Dias, mãe do Marinheiro Marcílio Dias.

Por ocasião do evento, os Aspirantes depositaram flores no túmulo do Patrono, conheceram a sala de memória e relembraram momentos importantes da história naval. “Nenhum lugar poderia nos remeter mais ao espírito marinheiro do que aqui, ao lado de Tamandaré e Marcílio Dias. São esses homens que nos inspiram, e vemos o que é dar a vida por nosso país” disse o Aspirante Gabriel Monteiro.

LEIA TAMBÉM
>>Carat 187, o superiate de 114 milhões de euros sem janelas e claraboias
>>Etapa de Miami da Copa do Mundo abre o calendário 2019 de vela
>>Veleiro feito de plástico recolhido das praias faz viagem para lembrar o impacto do material nos oceanos

Ainda no porto de Rio Grande, os navios da Marinha receberam a bordo a população Rio-Grandense. Nos dois dias de visitação pública, mais de sete mil pessoas passaram pelo PHM “Atlântico” e pelo NDCC “Almirante Saboia”. “Estou achando incrível essa visitação! Quando soubemos que esse navio, esse gigante da Marinha, estaria aqui, não perdemos tempo, viemos para cá.” disse José Carlos Cardoso, aposentado que aproveitou o dia 26  para visitar os navios com familiares.

A Fragata “Independência”, que também participa da ASPIRANTEX 2019, atracou no dia 25 de janeiro no porto de Paranaguá, no Paraná, onde abriu suas portas para visitação pública. A Fragata recebeu cerca de três mil visitantes, entre os quais estavam alunos do Colégio Militar de Curitiba e Escoteiros do Mar. Quem visitou a “Independência”, além de conhecer de perto o navio de guerra da Marinha do Brasil, pode vacinar contra febre amarela, ação viabilizada por meio de uma parceria entre a Capitania dos Portos de Paranaguá e a Secretaria Municipal de Saúde.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones