Richard Brisius, CEO da Volvo Ocean Race, fala sobre acidente na última etapa da volta ao mundo
“Esta manhã, estou extremamente triste em informar, que um dos nossos velejadores, John Fisher, da equipe Sun Hung Kai / Scallywag, se encontra presumivelmente perdido no mar.
Isto é de partir o coração a todos nós. Como velejadores e organizadores de regatas, perder um tripulante no mar é uma tragédia que nunca queremos imaginar. Estamos arrasados e os nossos pensamentos estão com a família do John, amigos e companheiros da sua equipe.
Ontem, pouco depois das 13:00 UTC, a Direção da Regata da Volvo Ocean Race foi informada de uma situação de homem ao mar pela equipe Sun Hung Kai / Scallywag.
Imediatamente coordenamos com a equipe, bem como com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo, que localizou um navio e desviou para a zona do acidente. Mas, com a velocidade atual, ainda permanece a mais de um dia de distância.
Com o resto da flotilha da Volvo Ocean Race a cerca de 320 km e a favor do vento, enviá-los para trás contra o vento e com ventos fortes, não era uma opção viável.
A equipe Sun Hung Kai / Scallywag realizou uma busca exaustiva por várias horas em condições meteorológicas extremamente difíceis, mas não conseguiu recuperar seu companheiro de equipe.
Dada a temperatura da água fria e o estado extremo do mar, juntamente com o tempo que passou desde que ele caiu ao mar, devemos presumir que John foi perdido no mar.
Todos nós na organização Volvo Ocean Race enviamos nossas sinceras condolências à família do John, dos seus amigos e dos seus companheiros de equipe. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-los neste momento tão difícil.
O Team Sun Hung Kai / Scallywag retomou a direção nordeste.
Na verdade, a equipe está atualmente em uma posição difícil – as condições estão a deteriorar-se e a previsão é de que o dia de hoje seja seja bastante severo.
A tripulação está, naturalmente, emocionalmente e fisicamente exausta após o que acabaram de passar.
Agora, o nosso único objectivo é fornecer todo o apoio e assistência possível à equipe.
Temos a certeza de que haverá muitas dúvidas sobre como um de nossos velejadores foi perdido no mar ontem.
Poderemos esclarecer isto mais tarde, quando a equipe nos passar toda a informação.
Hoje, nossos os pensamentos e orações vão para a família do John e toda a equipa do Scallywag”.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024
Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória
Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança
Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos
Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico