Revolução: Volvo Penta revela tecnologia que permite iates atracarem sozinhos
Neste sábado (16), na Suécia, NÁUTICA presenciou um momento náutico histórico. Com o objetivo de enfrentar uma das manobras mais estressantes para um piloto de barco, a atracação em píeres, a Volvo Penta revelou uma solução que permite iates atracarem sozinhos, como uma espécie de barco autônomo, assim como já acontece com os carros. A tecnologia está prevista para ser lançada oficialmente em 2020.
A parada da regata de volta ao mundo, Volvo Ocean Race, em Gotemburgo, na Suécia, foi o cenário para a revelação do sistema de self-docking Volvo Penta. Em uma demonstração ao vivo, um iate de 68 pés, equipado com a tecnologia, manobrou facilmente em um espaço apertado entre dois veleiros Volvo Ocean Race 65.
O lançamento da tecnologia é a mais recente novidade da filosofia “Easy Boating” da Volvo, para tornar a navegação simples, agradável e acessível a mais pessoas. Na sua essência está o IPS, controlado por joystick, um sistema de propulsão completo e integrado – da estação de leme, através do motor, até as hélices.
Vagas apertadas, mudanças nas condições do vento e do mar e marinas congestionadas logo serão um desafio menor no momento do atracagem, graças ao novo sistema da Volvo Penta, que juntamente com sensores e uma avançada capacidade de processamento de navegação. Além de ajudar a manobrar com facilidade e segurança, ele também permite que ele decida com segurança do encaixe de maneira automatizada.
Os protótipos do self-docking da Volvo Penta estão atualmente passando por testes de desenvolvimento. A capacidade de atracação automatizada ocorre devido ao sistema eletrônico de controle da embarcação (EVC), que calcula os cálculos de direção em relação à posição real da embarcação e quatro sensores localizados na vaga pretendida, no píer.
Como funciona
Automatizar o processo de atracação envolve três fases distintas. Em primeiro lugar, quando o barco se aproxima do cais, o sistema reconhece que entrou em uma “zona de captura” e envia um sinal ao capitão que está pronto para atracar. Uma vez que o capitão tenha ativado a função de self-docking, o barco é então (auxiliado por GPS), automaticamente movido para uma posição de “docking ready”. Uma vez que o capitão tenha iniciado o estágio final, o sistema usa uma combinação de GPS e sensores, tanto aqueles instalados a bordo quanto sensores adicionais instalados na vaga do píer para mover automaticamente o barco para um local seguro. “Há muito tempo temos a ambição de tornar a atracação o mais fácil possível”, comenta Johan Inden, diretor de tecnologia da Volvo Penta. “O primeiro passo para isso foi em 2006, com o lançamento da nossa tecnologia de ancoragem com joystick. Isto foi seguido pela introdução do Sistema de Posicionamento Dinâmico, que mantém automaticamente o rumo e a posição de um barco, mesmo durante fortes correntes ou condições de vento. Agora, estamos dando o próximo passo importante ao permitir que o barco se ancore. Com o nosso conceito de atracação fácil, pretendemos atrair mais pessoas para desfrutar da experiência de navegação. ”
O foco inicial do sistema auto-docking da Volvo Penta será donos de barcos que podem instalar o sistema em suas vagas privadas. A longo prazo, acredita-se que a tecnologia será interessante para os portos e marinas, permitindo que os barcos equipados com IPS ancorem com total segurança e precisão.
Um cenário futuro adicional para o sistema de auto-docking é que ele pode ser integrado com o aplicativo Easy Connect (app) da Volvo Penta. O aplicativo pode permitir que os usuários verifiquem se a marina mais próxima está equipada com a tecnologia apropriada de atracação automática – ou até mesmo usá-la para garantir um espaço na marina.
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