Revolução: Volvo Penta revela tecnologia que permite iates atracarem sozinhos

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A pioneira tecnologia de atracação automática da Volvo Penta sendo testada neste sábado (16) em um iate de 68 pés entre dois veleiros Volvo Ocean Race 65

Neste sábado (16), na Suécia, NÁUTICA presenciou um momento náutico histórico. Com o objetivo de enfrentar uma das manobras mais estressantes para um piloto de barco, a atracação em píeres, a Volvo Penta revelou uma solução que permite iates atracarem sozinhos, como uma espécie de barco autônomo, assim como já acontece com os carros. A tecnologia está prevista para ser lançada oficialmente em 2020.

A parada da regata de volta ao mundo, Volvo Ocean Race, em Gotemburgo, na Suécia, foi o cenário para a revelação do sistema de self-docking Volvo Penta. Em uma demonstração ao vivo, um iate de 68 pés, equipado com a tecnologia, manobrou facilmente em um espaço apertado entre dois veleiros Volvo Ocean Race 65.

O lançamento da tecnologia é a mais recente novidade da filosofia “Easy Boating” da Volvo, para tornar a navegação simples, agradável e acessível a mais pessoas. Na sua essência está o IPS, controlado por joystick, um sistema de propulsão completo e integrado – da estação de leme, através do motor, até as hélices.

Vagas apertadas, mudanças nas condições do vento e do mar e marinas congestionadas logo serão um desafio menor no momento do atracagem, graças ao novo sistema da Volvo Penta, que juntamente com sensores e uma avançada capacidade de processamento de navegação. Além de ajudar a manobrar com facilidade e segurança, ele também permite que ele decida com segurança do encaixe de maneira automatizada.

Os protótipos do self-docking da Volvo Penta estão atualmente passando por testes de desenvolvimento. A capacidade de atracação automatizada ocorre devido ao sistema eletrônico de controle da embarcação (EVC), que calcula os cálculos de direção em relação à posição real da embarcação e quatro sensores localizados na vaga pretendida, no píer.

Sensores ajudam a guiar o iate com segurança até a vaga no píer

Como funciona

Automatizar o processo de atracação envolve três fases distintas. Em primeiro lugar, quando o barco se aproxima do cais, o sistema reconhece que entrou em uma “zona de captura” e envia um sinal ao capitão que está pronto para atracar. Uma vez que o capitão tenha ativado a função de self-docking, o barco é então (auxiliado por GPS), automaticamente movido para uma posição de “docking ready”. Uma vez que o capitão tenha iniciado o estágio final, o sistema usa uma combinação de GPS e sensores, tanto aqueles instalados a bordo quanto sensores adicionais instalados na vaga do píer para mover automaticamente o barco para um local seguro. “Há muito tempo temos a ambição de tornar a atracação o mais fácil possível”, comenta Johan Inden, diretor de tecnologia da Volvo Penta. “O primeiro passo para isso foi em 2006, com o lançamento da nossa tecnologia de ancoragem com joystick. Isto foi seguido pela introdução do Sistema de Posicionamento Dinâmico, que mantém automaticamente o rumo e a posição de um barco, mesmo durante fortes correntes ou condições de vento. Agora, estamos dando o próximo passo importante ao permitir que o barco se ancore. Com o nosso conceito de atracação fácil, pretendemos atrair mais pessoas para desfrutar da experiência de navegação. ”

O foco inicial do sistema auto-docking da Volvo Penta será donos de barcos que podem instalar o sistema em suas vagas privadas. A longo prazo, acredita-se que a tecnologia será interessante para os portos e marinas, permitindo que os barcos equipados com IPS ancorem com total segurança e precisão.

Um cenário futuro adicional para o sistema de auto-docking é que ele pode ser integrado com o aplicativo Easy Connect (app) da Volvo Penta. O aplicativo pode permitir que os usuários verifiquem se a marina mais próxima está equipada com a tecnologia apropriada de atracação automática – ou até mesmo usá-la para garantir um espaço na marina.

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