Revestimento para barcos

Por: Redação -
20/05/2016

 

Para atender o avanço do segmento náutico e um consumidor cada vez mais exigente, o mercado de embarcações oferece produtos de alta performance. Além de tranquilidade e segurança ao navegar, barcos, lanchas e iates têm apresentado cada vez mais conforto e sofisticação no seu interior. Mas a decoração vai além do bom gosto, os materiais precisam ser próprios para o ambiente náutico, considerando a maresia e a umidade.

O revestimento do estofado de uma embarcação, por exemplo, exige uma qualidade diferenciada. Constantemente exposto aos raios UV, à umidade, à maresia e as mais diversas condições climáticas, o material necessita de maior resistência, impermeabilidade e proteção antibacteriana, para evitar a proliferação de bactérias e bolor.

Um dos produtos disponíveis no mercado com indicação para este tipo de aplicação é o revestimento Facto® Náutico, produzido pela Cipatex®. Ele conta com a proteção Microban®, eficaz contra fungos e bactérias, além de ser eficaz contra odores e manchas, contribuindo para a higiene e prolongando a aparência de novo por mais tempo.

Segundo Luis Spezzotto, gerente de produto moveleiro da Cipatex®, a facilidade de limpeza do revestimento também deve ser levada em conta, uma vez que o produto fica exposto ao vento e pode acumular sujeira. “O ideal é que o revestimento não retenha poeira e que seja resistente à aplicação de álcool e produtos multiuso, que eventualmente podem ser utilizados”, afirma.

Em relação a cores, as tonalidades mais claras e neutras são as mais indicadas, já que dão amplitude ao ambiente e aquecem menos com o calor do sol. Para dar um ar moderno na decoração, as almofadas ou outros acessórios podem receber cores mais fortes.

Além de optar por um revestimento adequado, a qualidade interna do estofado também merece atenção. Spezzotto alerta para a escolha de uma espuma que não apresente problemas de mofo, principalmente a peça que ficará na área externa da embarcação. “Não adianta o revestimento ser antimofo se o material interno for de qualidade duvidosa. O revestimento poderá ficar intacto, mas o enchimento tende a deteriorar”, acrescenta.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos