Calendário da vela paulista é oficialmente aberto com estrelas do esporte em São Paulo

Por: Redação -
03/02/2020
Foto: Will Carrara

Agora é oficial: está aberta a temporada de vela paulista 2020. A Regata de Abertura, que marca o início das competições oficiais, reuniu na Guarapiranga 250 barcos e mais de 400 velejadores, incluindo estrelas da vela. Promovida pelo São Paulo Yacht Club desde 1956, a competição teve condições perfeitas na água e muita festa em terra com a entrega de prêmios.

A largada foi dada pontualmente às 14h, em frente ao SPYC, com destino à raia 3. Rapidamente os multicascos, mais rápidos, tomaram a frente e percorreram as 2,5 milhas náuticas (quase 5 quilômetros) até a boia montada próxima ao Clube de Campo São Paulo. Na volta, com vento de popa, os balões das mais de 25 classes coloriram a tarde cinza da capital paulista até a montagem da segunda boia, próxima ao Yacht Club Paulista, e depois na terceira e última boia, próxima à barragem, com chegada novamente em frente ao SPYC, totalizando um percurso de 6,5 milhas náuticas (quase 13 quilômetros).

No final, mais uma vez a fita-azul, prêmio dado ao primeiro barco que cruza a linha de chegada, ficou com os irmãos João e Maria Hackerott, com o tempo de 53 minutos, a bordo do barco olímpico Nacra 17.

“Gostamos muito de participar desta regata, especialmente por ter um percurso longo. Como o nosso barco é muito rápido, nossos treinos são feitos sempre assim, atravessando a represa. E em um evento festivo com tantos inscritos, a velejada fica mais desafiadora, tendo que fazer muitas manobras para desviar dos outros barcos das outras classes. Mas mais do que um campeonato, gostamos da Regata de Abertura pra poder estar com os amigos!”, disse Maria.

Este ano a competição contou com alguns nomes importantes do esporte, como o gaúcho Henry Boening, o Maguila, que é campeão europeu e tem dois segundos lugares na SSL Finals ao lado de Robert Scheidt, e foi vice-campeão mundial em 2019 ao lado do americano Augie Diaz.

“Já tinha corrido algumas vezes esta regata e acho o percurso sempre divertido. Este ano particularmente estava com um vento bem legal, o que fez ser bastante rápido para completar a prova, sem buracos de vento, o que não ocasionou muitas paradas”, disse ele, que venceu na classe Star ao lado de Dino Pascolato.

LEIA TAMBÉM

Também estavam na água o chileno Felipe Echenique, que disputou as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, na classe Laser, e o paulista Mario Buckup, com duas medalhas de ouro em Pan-americanos na classe Lighting e o sétimo lugar nas Olimpíadas de Munique, 1972, na classe Tempest.

Também merecem destaque as equipes da vela adaptada, que estiveram presentes com três barcos.

“Apesar de a previsão do tempo não ser muito animadora, a regata foi um sucesso, com mais de 80% dos inscritos na água e chuva! O vento, na casa dos 10 a 12 nós (20 km/h), proporcionou uma velejada social. São Pedro colaborou e as disputas nas boias foram intensas em alguns momentos. Tivemos participantes de todos os clubes, dos 8 aos 80 anos, em uma regata competitiva e bastante festiva. Só sentimos falta do pessoal do Projeto Navega São Paulo, da Baixada Santista, que não pode vir este ano, mas que sempre marca presença com mais de 20 barcos!”, disse Michael Downey, comodoro do SPYC.

Alguns números da Regata de Abertura 2020

– Foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados a instituições de caridades

– 250 barcos inscritos

– Participação de mais de 400 velejadores em dois dias de regata

– Percurso no domingo com 6,5 milhas (13 km)

–  Oito velejadores de Optimist fizeram sua estreia em regatas oficiais no sábado, com o grupo infanto-juvenil

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio