Regata de abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem história de recordes

0
763
Foto: Divulgação

Marcada para o dia 14 de julho, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil leva as principais equipes da competição para uma disputa de ida e volta passando pelo arquipélago e terminando no Farolete 4 de Ilhabela (SP). Serão aproximadamente 55 milhas de regata.

A história da prova de percurso longo que abre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou em 1996 com o objetivo foi dar mais opções aos participantes do evento, que só disputavam, desde a década de 70, regatas triangulares entre bóias.

”É uma regata que exige muito dos competidores, principalmente o planejamento! É preciso se preparar, entender as condições climáticas e adotar a melhor estratégia para contornar Alcatrazes, voltando com velocidade até o YCI”, disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e velejador.

A regata teve recordes históricos, como a do ano passado do barco Crioula (Soto40), que fez a prova em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O melhor tempo anterior era do Camiranga, um Soto65, que completou em 6 horas, 4 minutos 3 segundos, em 2015.

”Acho muito difícil quebrar esse recorde novamente e pra falar a verdade nem me passa pela cabeça fazer isso outra vez com o Crioula. Precisaríamos de uma condição perfeita”, disse Samuel Albrecht, atleta olímpico e integrante do recordista Crioula.

Outro momento marcante foi o treino do Brasil 1 antes da Volta ao Mundo Ocean Race. No ano de 2005, lotado de convidados, o time de Torben Grael fez o percurso em 6 horas e 18 minutos.

No início, a prova tinha largada e chegada no canal de São Sebastião. Aos poucos, a organização adotou alternativas para que os velejadores chegassem mais cedo, pois à noite, a velejada no canal é quase sem vento.

LEIA TAMBÉM
>>Barco Pajero confirma participação na Semana Internacional de Vela de Ilhabela
>>Nova opção de luxo do Airbnb permite alugar até ilhas
>>Yamaha estará no São Paulo Boat Show 2019

Ainda é cedo para prever (mesmo com a ajuda dos meteorologistas) qual será o cenário para o domingo, 14 de julho de 2019. Cada ano é diferente, com entrada de vento forte, fraco, merreca, lua cheia, céu nublado, chuva, etc… Existe a possibilidade de os velejadores se depararem com as baleias jubartes, que estão passando por Ilhabela para reprodução no litoral baiano.

Para o velejador profissional André ‘Bochecha’ Fonseca, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil tem sempre um truque. ”Principalmente quando tem vento leste na ida, quando forma atrás do morro da Ponta da Sela um bolsão sem vento. É essa a parte mais difícil quando predomina o leste. A regata de vento sul é mais dura, pois tem um contravento forte na ida e uma volta rápida de popa”.

”É uma regata com muita bandeira amarela e nós sempre tentamos não fazer um mau resultado, pois ela é importante. Para ser campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é preciso fazer uma boa média e descartar a Alcatrazes por Boreste por um resultado ruim não é uma boa ideia”, concluiu o tático do Pajero, equipe que vai disputar o título da competição na classe ORC com seu S40.

No mesmo dia, só que para os barcos menores, saem no mesmo horário a Ilha de Toque-Toque por Boreste e a Renato Frankenthal. O tradicional desfile dos barcos antes da regata de abertura está confirmado!

Inscrições

Os velejadores de barcos com vagas próprias pagarão R$200 para participar da Semana de Vela de Ilhabela. Nas poitas do Yacht Club de Ilhabela, o valor passa para R$420. As vagas nas marinas estão esgotadas. As equipes têm até o dia 10 para garantir a participação na maior competição de vela oceânica da América do Sul.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição.

Nas categoria RGS, Bico de Proa, Clássicos e Multicascos apenas os veleiros afiliados à ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano garantem o mesmo desconto de 30% sobre os valores vigentes da inscrição. A medida atende ao pedido da própria ABVO, fomentadora da modalidade no País.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones