Tradicional regata paulista promete reunir mais de 200 barcos na Guarapiranga

0
568
Foto: J. Mendes

Os velejadores do estado de São Paulo já estão se preparando para a abertura da temporada 2020. Isto por que nos dias 1 e 2 de fevereiro o São Paulo Yacht Club (SPYC) vai realizar a tradicional Regata de Abertura. Disputada desde 1956, a competição é a maior do estado, reunindo mais de 200 barcos e cerca de 500 velejadores da capital e do litoral.

No dia 1º de fevereiro irão para a água as classes infanto-juvenil, como Optimist, Open Bic e Windsurf até 15 anos. Já no dia 2 é a vez das demais classes, com destaque para a HPE25 (com cinco tripulantes), que participa pela primeira vez. A largada nos dois dias está marcada para às 14h, próximo ao Parque da Barragem da Represa de Guarapiranga, e a premiação será feita no domingo, às 17h, na sede do clube. No primeiro dia os jovens velejadores terão que completar um percurso que passa pelas raias 1 e 2, enquanto no segundo, os barcos deverão chegar até a raia 3, passando pelas ilhas dos Amores, Carecas e dos Eucaliptos. Pela quantidade de barcos e tamanho do percurso, o desfile das velas poderá ser facilmente visto por quem estiver pela região no final de semana.

“A Regata de Abertura tem o valor simbólico e festivo de juntar a comunidade náutica paulista, celebrando abertura da temporada de vela na Represa Guarapiranga. Para além disso, ela tem também um cunho social, já que não se cobra inscrição e sim a doação de alimentos, que depois são repassados a entidades carentes da região. Esta Regata já arrecadou mais de 1.2 toneladas de alimento em uma única edição, número que esperamos superar este ano. Por ser uma regata que não faz distinção de idade ou experiência, há dez anos contamos com o patrocínio da Cultura Inglesa, que acredita no propósito de unir as gerações em torno do esporte”, disse Michael Downey, comodoro do SPYC.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Não são cobradas taxas de inscrição, porém é necessário doar 2 kg de alimento não perecível por pessoa, que serão entregues a instituições de caridade.

LEIA TAMBÉM

A primeira edição foi realizada em março de 1956, por iniciativa de Sr. Cirill Milbourne, que deu a ideia ao então Comodoro do SPYC Bill Treacher. Como o naquela época o nível da represa ficava muito baixo entre setembro e fevereiro devido a abertura das comportas que faziam as águas da Guarapiranga irem para a Billings, as atividades náuticas na Guarapiranga ficavam quase suspensas devido ainda à grande quantidade de tocos, que deixava a navegação perigosa.

A regata de Início de Temporada foi uma forma de festejar a volta das cheias e incentivar os velejadores de todos os clubes e classes a colocarem seus barcos na água. Desde o início foi uma regata de longo percurso, com partida e chegada em frente ao SPYC e passando próximo aos demais clubes.

As premiações nas primeiras edições eram canecas de cerveja de prata inglesa importadas pela Casa Prime, entregues no tradicional chá após a regata realizado no SPYC

O sucesso do evento e o espírito de confraternização em torno do esporte da vela garantiu sua continuidade, tendo a federação oficializado a regata e conferido ao SPYC a primazia de organizá-la por tê-la instituído e por ser o mais antigo clube da represa.

Números da Regata de Abertura 2019:

  • + 450 velejadores inscritos
  • 291 barcos inscritos, divididos em 39 classes, sendo a Optimist a classe com a maior quantidade de barcos, 38 no total
  • 12 km tinha o percurso mais longo, que foi vencido pelo Nacra 17 dos irmãos Hackerott, com o tempo total de 1h04
  • 180 medalhas foram distribuídas na premiação
  • +500 sanduíches foram consumidos na festa
  • +1 tonelada de alimentos foi doada a instituições de caridade
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer Yachts