Reconhecimento

0
2268

O Brasil recebeu mais um título expressivo na vela, uma das modalidades olímpicas mais vitoriosas do esporte nacional. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze faturou o prêmio ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo de 2014. O prêmio é apenas uma consequência natural após uma temporada repleta de conquistas que as meninas tiveram, incluindo o título mundial de 49erFX. No masculino, o vencedor foi o australiano James Spithill, que liderou o Oracle Team USA na última America’s Cup. Os melhores velejadores de 2014 citaram, em entrevista após a entrega dos prêmios, nesta terça-feira (4), em Palma de Maiorca, na Espanha, que os resultados não foram obtidos apenas por eles. Uma equipe multidisciplinar, no caso das brasileiras, e um time de velejadores profissionais ao lado do australiano contribuíram para as conquistas.

“Nós não alcançamos o resultado sozinhas. Nada seria possível sem a ajuda dos nossos patrocinadores e de todas as pessoas ao nosso redor. O nosso super treinador Javier Torres foi fundamental também”, explicou Martine Grael. “A vela não é só o nosso esporte, mas nosso estilo de vida. Por meio da vela nós temos uma série de oportunidades para descobrir lugares e conhecer pessoas e culturas diferentes. Estamos sempre aprendendo algo novo”.

A conquista do Oracle Team USA na America’s Cup foi histórica e sem precedentes na competição mais antiga do mundo. James Spithill e equipe se consagraram após uma virada que parecia impossível contra o Emirates Team New Zealand. “Realmente foi um trabalho de equipe a conquista da America’s Cup. Eu não sou nada sozinho. Dependo dos meus companheiros de time dentro e fora da água. Agradeço aos meus tripulantes pela conquista e já aviso: vamos fazer tudo novamente”, completou James Spithill, que também citou os ensinamentos de Syd Fischer, veterano da Rolex Sydney Hobart, que abriu as portas da America’s Cup ao australiano.

Outro discurso que se repetiu entre os vencedores do prêmio ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo de 2014 foi a busca pela motivação constante. Mesmo campeões de quase tudo, os atletas querem mais! “Adoro ser competitivo, eu gosto de ser desafiado. Estou pronto para conquistar mais uma America’s Cup”, falou James Spithill.

A brasileira Martine Grael reconheceu que o resultado é uma motivação a mais para seguir aprimorando. “Tivemos um ano incrível, mas sabemos que ainda teremos muito pela frente. É uma grande honra estar no hall dos grandes velejadores mundiais. O prêmio vai nos dar mais força para fazer o que amamos!”.

Grael e Kunze são amigas desde pequenas. As duas têm 23 anos e são de Niterói (RJ). Mesmo sendo de clubes rivais, desde cedo as duas já encontraram afinidades. A oportunidade de velejar juntas chegou por acaso. Em 2009, a dupla se juntou para conquistar o título Mundial da Juventude na classe 420. A combinação perfeita entre as duas se consolidou quando a nova classe olímpica foi anunciada: a 49erFX.

“Quando estamos velejando no mesmo barco, nós somos uma pessoa só. Temos um monte de coisas em comum, como estilo de vida, curtir as viagens e gostamos do mesmo tipo de comida. Tudo fica mais fácil”, contou Kahena Kunze.

Martine Grael e Kahena Kunze querem continuar brilhando. Quem sabe mais um ouro na Olimpíada de 2016, que será disputada no quintal da casa delas!

A cerimônia de entrega do prêmio Isaf Rolex Melhor Velejador do Mundo de 2014 contou com as presenças de ícones da vela internacional, representantes de classes e federações e patrocinadores. As honrarias são entregues com a chancela da Rolex desde 2001 e são cobiçados por todos os atletas da modalidade.

A medalhista olímpica Shirley Robertson conduziu a cerimônia. Os prêmios foram entregues pelo presidente de honra da Isaf, SM Rei Constantino, e pelo representante da Rolex, Joël Aeschlimann.

Os concorrentes ao prêmio ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo 2014 foram:

Masculino
Mat Belcher e Will Ryan (AUS)
Peter Burling e Blair Tuke (NZL)
Bill Hardesty (EUA)
Giles Scott (GBR)
James Spithill (AUS)

Feminino
Steph Bridge (GBR)
Martine Grael e Kahena Kunze (BRA)
Charline Picon (FRA)

Foto e informações: Isaf Rolex Awards

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Marine Express