Real 365 Special Edition: assista ao teste completo

01/05/2022

Desenvolvida para as condições brasileiras, a Real 365 Special Edition agrada, entre outros fatores, pela navegação macia em mares agitados. Essa característica é particularmente importante para quem costuma passear em mar aberto nas águas costeiras do país. Além disso, o casco da Real 365 SE possui descontinuidades para diminuir a resistência com a água — projeto patenteado pela Real como Hydrolift System — o que melhora a velocidade. E, no nosso teste, o conjunto casco e motorização mostrou-se bem ágil.

Desde o lançamento da Real 525, a marca tem usado o design moderno de seu maior barco na confecção de todos os modelos. É o que se vê na Real 365 SE, seja pelas linhas laterais harmônicas do para-brisa, seja pelo grande espaço na área externa da lancha, para até 16 pessoas.

A grande plataforma de popa da Real 365 pode incorporar, além da escada de inox, um pequeno patamar (opcional) cujo rebaixamento é feito manualmente e facilita a ação de entrar na água e sair. Há, ainda, um prático paiol nessa plataforma, que pode ser usado para guardar um ancorote de popa. Junto ao corredor de entrada, a boreste, fica um móvel de fibra com caixa térmica para bebidas e alimentos, assim como lugar para a churrasqueira a carvão e lixeira, além de armários na parte inferior. A bombordo, também na popa, está um dos grandes solários da Real 365 (existe outro na proa). Debaixo desse solário, cujo encosto é basculante para servir de travesseiro aos ocupantes ou, ainda, de apoio às costas de quem estiver no sofá de popa, há um paiol de bom tamanho e acesso aos motores.

REAL 365REAL 365 REAL 365REAL 365

O cockpit da Real 365 é dividido em duas partes. A de ré vem com um sofá em L para quatro ou cinco adultos, servido por uma mesa de centro. No outro bordo, a boreste, fica um sofá linear com espaço para quatro pessoas. Na parte dianteira do cockpit, está o posto de comando, com banco duplo. O encosto desse banco também é basculante para que, com a lancha parada, o assento do piloto possa virar mais um sofá voltado para a popa.

REAL 365REAL 365REAL 365REAL 365

Já o painel é grande, com bom espaço para a instrumentação dos motores e os equipamentos eletrônicos de navegação. No outro bordo, a bombordo, há mais um sofá confortável para duas pessoas. Entre esse sofá junto ao comando e o sofá em L mais próximo da popa, há outro móvel de fibra com caixa térmica e lixeira. Como é no cockpit que se passa o maior tempo a bordo, os projetistas da Real 365 não esqueceram desses importantes itens de conforto.

REAL 365REAL 365

A cabine é relativamente alta para o porte da lancha, com 1,84 m de pé-direito na entrada e 1,89 m de altura na parte mais alta, em frente à minicozinha. Já o banheiro, equipado com pia, vaso sanitário elétrico e chuveiro, tem o mesmo pé-direito da entrada.

Na proa, há uma cama de casal em diagonal com 1,90 m de comprimento e 1,30 m de largura na parte maior. Mas a cama maior é a de meia-nau, com 2,08 m por 1,30 m. Porém, como fica debaixo do cockpit, a distância dessa cama de casal até o teto é curta (apenas 0,61 m). Isso significa que não é possível um adulto ficar sentado nesse leito. Entre o banheiro e a cama de proa fica a minicozinha, com pia e, opcionalmente, geladeira e micro-ondas. No outro bordo, há um pequeno sofá.

O acabamento é de bom gosto. Destaque também para a eficiente luminosidade interna, mas, nesse barco, faltavam vigias, inclusive no banheiro, para ventilação natural.

REAL 365REAL 365REAL 365REAL 365

Características técnicas

Modelo: 2019
Fabricante: Real Power Boats
Comprimento total: 10,63 metros
Largura: 3,25 metros
Calado com propulsão: 0,95 m
Borda-livre na proa: 1,42 m
Borda-livre na popa: 1,30 m
Ângulo do V na popa: 19 graus
Altura da cabine na entrada: 1,84 m
Altura mínima dos banheiros: 1,84 m
Altura mínima nos camarotes: 1,85 m
Combustível: 400 litros
Água: 160 litros
Capacidade dia: 16 pessoas
Capacidade pernoite: 4 pessoas
Peso com motor: 5200 kg
Motorização: centro-rabeta
Potência: gasolina: 2 x 250 a 350 hp, diesel: 2 x 220 a 320 hp

Quanto custa

A partir de R$ 666 mil com dois centro-rabeta Mercruiser 4.5 250 hp gasolina ou dois Mercruiser QSD 2.8 220 hp, pronta para navegar. Já com dupla motorização Mercruiser 220 hp Diesel com rabeta Bravo 3 DTS (os mesmos usados nesta avaliação), o preço sobe para a partir de R$ 813 mil. Preços pesquisados em maio/2019.

Quem faz

O estaleiro Real Power Boats, fundado em 1986, é um dos mais tradicionais estaleiros brasileiros. Tem 28 modelos de lanchas de passeio e pesca, todos desenvolvidos para as condições tropicais brasileiras, tanto em águas interiores quanto no mar. Para mais informações, acesse realpowerboats.com.br ou ligue tel. 21/2663-1223.

 

REAL 365

REAL 365

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?

A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024