Novo sistema de acesso remoto da Raymarine leva conceito de smart home para as águas

Por: Redação -
21/02/2022

Já ouviu falar do conceito de smart home (casa inteligente)? Trata-se da possibilidade de controlar diversos aparelhos domésticos (televisão, geladeira, sistema de som, etc) remotamente, através de um smartphone ou computador. Agora imagine essa tecnologia transposta a um iate: o novo sistema Yachtsense Ecosystem, da Raymarine, torna isso possível.

O sistema permite a integração de todos os aparelhos conectados à rede do barco, e não se restringe ao ambiente do iate, já que o usuário pode utilizá-lo até mesmo quando não estiver a bordo.

Mas o Yatchsense Ecosystem vai muito além da conexão entre os aparelhos do barco, pois permite o monitoramento remoto dos sistemas de navegação essenciais e da localização do iate. Agora, capitães e proprietários poderão estar sempre conectados com suas embarcações.

Anunciado na última terça-feira (16), conta com três focos: o aplicativo para celular, o roteador Yachtsense e um sistema de controle digital.

O aplicativo pode operar independentemente dos outros aparelhos e está disponível para iOS e Android. Ele oferece uma ampla gama de possibilidades, como visualizar em seu smartphone ou tablet a tela do Axiom (também oferecido pela Raymarine), controlar as funções da embarcação, monitorá-la remotamente, informar-se sobre os mais próximos faróis através de um mapa e obter dados cruciais de navegação.

Yachtsense Link é um roteador inteiramente marítimo equipado com portas de conexão Raynet Ethernet, conectividade via banda larga móvel e Wi-Fi a bordo. Permite aos tripulantes conectarem seus computadores, celulares e tela Axiom a uma rede unificada. Também possui a vantagem de mudar a conexão automaticamente entre o Wi-Fi de marinas próximas e a rede móvel, garantindo que a tripulação esteja sempre online, além de oferecer o serviço GeoFence, que avisa o usuário sempre que a embarcação sair de uma zona de segurança.

Por último, o Modular Digital Control System (Sistema de Controle Digital Modular) torna possível controlar os sistemas elétricos do barco e é totalmente customizável. Capitães também podem controlar sistemas mecânicos e amenidades sem precisar sair do posto de comando. Além disso, possui um alcance variável, o que significa que pode se adaptar e abranger a extensão de qualquer iate.

A Raymarine tem representação no Brasil exclusiva pela Marine Express, no mercado desde 1992. A empresa oferece serviço completo de logística para abastecer os estaleiros, reduzindo os seus custos com importação, devolução de garantias, rede de serviços para atender garantias, instalações e demais suporte no pós-venda.

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estudo com barcos submersos há 7 mil anos revelou que embarcações possuíam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista