Rally Náutico da Bahia completa 10 anos e reúne apaixonados pelo mar

Por: Redação -
21/11/2018
Foto: Tarso Figueira

O tradicional Rally Náutico da Bahia, um dos mais importantes do país, completa a 10ª edição em 2018. Desde sua primeira largada, mais de 200 milhas náuticas já foram percorridas na Baía de Todos os Santos, em competições marcadas pela confraternização e espírito esportivo. Nascido da vontade da Bahia Marina e do Yacht Clube da Bahia em difundir o setor náutico, o Rally Náutico reúne barcos e jets nas categorias Geral, Bahia e Aventura no dia 1º de dezembro. A largada acontece na Bahia Marina às 10h, intervalo na Ilha Bimbarras e premiação com festa de encerramento no Yacht Clube da Bahia.

Sob a coordenação técnica de Glênio Cogo, o Rally Náutico vem difundindo ao longo dos anos o uso do GPS na navegação. Esse ano, um aplicativo que vai reunir as informações sobre a competição está sendo desenvolvido e já está em fase de testes para aparelhos Android. Outra novidade para esse ano é que além da premiação por categoria, as equipes também serão premiadas. De acordo com Cogo, serão premiadas as equipes que tenham melhor desempenho, as que tenham melhor participação de animação, caracterização e as com maior número de embarcações inscritas.

Desde o ano passado, os organizadores do rally optaram por uma rota com perfil mais turístico, para permitir à equipe competidora contemplar as belezas da Baía de Todos os Santos e navegar por pontos pouco explorados da costa, a exemplo da Ilha Bimbarras. Situada no município de São Francisco do Conde, a ilha passou a integrar a rota do evento como local de ponto neutro, no intervalo da prova. Em Bimbarras, quem comanda a festa é o DJ Chamuska.

“Nestes dez anos, o Rally se aperfeiçoou, inseriu tecnologias mais precisas, abrangeu novas rotas e novos desafios às equipes, abriu espaço para a categoria Aventura para iniciantes, e também para jets, que vem conquistando cada vez mais adeptos”, salienta Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina.

De acordo com o Comodoro do Yacht Clube, Marcelo Sacramento, a cada edição o Rally se reinventa para agregar antigas e novas gerações. “O Rally é muito mais que uma competição esportiva, é a união de pessoas em prol de um bem comum, o amor pelo mar. Desafios não nos faltam, mas o interesse em difundir o setor náutico é maior e esse ano teremos uma linda festa na Baía de Todos os Santos”.

LEIA TAMBÉM
>>Catamarã de pesca Garnet 300 HT une boa construção, navegação e espaço
>>Regata dos barcos rabelos colore as águas do rio Douro e revive tradição portuguesa
>>CBVela aparece no top 5 do prêmio Sou do Esporte pelo segundo ano consecutivo

O Rally Náutico da Bahia é uma prova de regularidade, sem ultrapassagens. O trajeto é determinado pela organização e o objetivo é que a equipe consiga seguir a rota mantendo as médias horárias pré-estabelecidas. Cada segundo vale ponto.

Para participar da prova, são permitidas embarcações iguais ou maiores de 18 Pés e Jet RunAbout (sentado), devidamente regulares junto à Marinha.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições até sexta-feira, dia 30 de novembro, na administração da Bahia Marina ou secretaria do Yacht Clube. O valor é de R$ 400,00 para as lanchas nas categorias Geral, Bahia e Aventura e R$ 160,00 para Jet.

Como em todos os anos, o momento mais aguardando entre os competidores é festa de encerramento com a premiação, que tradicionalmente acontece no salão de festas do Yacht Clube da Bahia. Esse ano, a abertura fica por conta da banda Maria Te Viu e a principal atração que encerra o evento será o cantor Tatau (ex-Araketu).

O Rally Náutico é assinado pelo Yacht Clube e Bahia Marina e integra a programação do IV Festival Náutico de Salvador, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos