Race Village recebe palestra do projeto Mantas de Ilhabela neste sábado (16)

Guilherme Kodja falará sobre o tema neste sábado (16), às 19h, como parte da programação da Semana de Vela de Ilhabela.

0
529

O Race Village, no centro de Ilhabela, receberá palestra do projeto Mantas de Ilhabela, como parte da programação da 49ª Semana Internacional de Vela, neste sábado (16). O torneio tem sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio Mitsubishi Motors.

Na palestra, que começa às 19h, Guilherme Kodja falará sobre as descobertas dos últimos cinco anos, resultados científicos alcançados e tudo sobre a descoberta da mais nova agregação de Raias Mantas Oceânicas do mundo.

O projeto, idealizado pela ONG de preservação ambiental Megafauna Marinha do Brasil, vem estudando a agregação das Mantas Oceânicas (Mobula Birostris), maior espécie de Manta do mundo, em Ilhabela, no litoral paulista.

A ideia é treinar pessoas para que elas possam fazer imagens e gerar identificação dos animais – através da foto ID (foto de suas manchas e pintas ventrais, na parte de baixo do animal, que são suas “impressões digitais”).

Triton Yachts

A Megafauna Marinha do Brasil aproveita o mês de julho – que é o ápice da temporada das mantas na costa do Brasil – para trazer projetos que visam colocar as pessoas em contato com esses animais gigantescos.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

A iniciativa conta com o RV Megafauna, um barco completamente preparado para o estudo e pesquisa de Mantas e outros gigantes da nossa costa, com equipamentos exclusivos como o Axiom com transdutor Chirp e Downvision, que consegue monitorar as Mantas mesmo depois que elas mergulham.

O projeto ainda utiliza alguns voos de avião para monitorar esses animais longe da costa.

O Megafauna apoia também o projeto Baleia à Vista, que também está na alta temporada na costa paulista. “Esses projetos são extremamente necessários para o estudo e preservação dessas espécies aquáticas, e muitas vezes não ganham a atenção devida da população”, alerta Kodja.

SP Boat Show 22 - Arroba