Provas para habilitação marítima poderão ser feitas em São Paulo

0
9966

A última reunião do ano dos integrantes do Fórum Náutico Paulista, realizada nesta quarta (14), na Secretaria de Energia e Mineração, em São Paulo, trouxe novidades importantes para o setor náutico.

Segundo Carlos Brancante, coordenador da Câmara de Navegação do Fórum Náutico Paulista, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha aprovou a criação de um cadastro dos despachantes navais especializados em barcos de lazer junto a Capitania dos Portos de São Paulo em Santos. Com isso, espera-se que estes profissionais qualificados possam entregar na Capitania dos Portos em Santos os devidos processos dentro do padrão exigido pela instituição militar, o que deve diminuir o tempo no desenlace dos mesmos. Além disso, Brancante informou também que as escolas náuticas estão criando uma associação da categoria em São Paulo, para assim poder responder oficialmente pelo setor.

O Fórum Náutico Paulista também anunciou outras duas resoluções. A primeira é que as provas para habilitação marítima, que, atualmente, só ocorrem em Santos, estarão disponíveis também em São Paulo, cidade com o maior número de candidatos à carteira de navegação amadora. E, por fim, que, partir de fevereiro, deverá estar implantado em São Paulo o sistema de cadastramento eletrônico da Marinha em Santos, o que deverá contribuir para diminuir as odiadas filas na Capitania em Santos.

Kapazi