Projetos de dragagem na Austrália visam impulsionar o setor náutico

Por: Redação -
03/07/2019

Dois projetos multimilionários de dragagem em andamento este ano em Queensland, na Austrália, trarão benefícios significativos para o setor de lazer marinho local. Em Cairns, um esquema de US $ 127 milhões para dragar o Trinity Inlet começará em breve, enquanto na Gold Coast uma iniciativa de US $ 10,3 milhões para aprofundar o rio Coomera está em andamento.

O programa do rio Coomera é importante e conta com o investimento de cerca de 200 milhões de dólares que está sendo investido na expansão das instalações de Gold Coast City Marina & Shipyard e The Boat Works. O programa está sendo realizado pela Gold Coast Waterways Authority (GCWA).

A dragagem do baixo rio Coomera de sua entrada em Sovereign Islands para Sanctuary Cove começou em abril e será concluída em junho. A dragagem do alto rio Coomera entre o Sanctuary Cove e o Distrito começará no início de junho e será concluída em setembro, segundo a GCWA.

“Até agora, as autoridades não tinham conseguido dragar o alto rio Coomera porque não havia como lidar com o lodo encontrado naquela parte do rio de uma maneira econômica e ambientalmente amigável. O material a ser dragado é muito fino e sedoso para ser usado na alimentação da praia ou no descarte no mar. A alternativa seria transportá-lo para algum lugar como Brisbane, o que seria proibitivamente caro”, disse O CEO da GCWA, Hal Morris.

Ele acrescentou: “Ter uma instalação como esta é uma virada de jogo para o Distrito da Indústria Marinha de Gold Coast, operadores de marina, usuários de hidrovias, residentes e a economia de Gold Coast”.

Em Cairns, o programa de dragagem de US $ 127 milhões faz parte do projeto de US $ 177 milhões do Cairns Shipping Development, que trata do aprofundamento e ampliação do Trinity Inlet na área portuária de Cairns para permitir embarcações maiores de todos os tipos – sejam superiates, navios de cruzeiro. , embarcações comerciais ou navios de guerra – para usar o porto.

Para empreender o programa de dragagem, que deve começar neste mês e durar até meados de setembro, a maior draga de escavadeira da Austrália, a Woomera, e uma draga de sucção, a Balder R, estão agora na cidade de Queensland prontas para começar o trabalho.

Sob o Projeto de Desenvolvimento de Navios, os planos de dragagem e construção de novos cais serão concluídos em 2020 e permitirão navios de até 300 metros de comprimento para atracar no porto. Quanto aos superiates, a expansão permitirá que iates de até 80 m ou mais sejam movimentados na entrada, abrindo possibilidades mais amplas para reparos.

Como consequência disso, a BSE Cairns Slipways já investiu em um Travel Lift com capacidade para 1 120 toneladas, que atualmente é o maior do mundo. Foi lançado em maio, mas terá seu lançamento oficial completo em 9 de agosto.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina